segunda-feira, 26 de setembro de 2016

"SARAR FERIDAS E APRENDER COM O PASSADO", FOI A RECOMENDAÇÃO UNÂNIME DE ALGUMAS PERSONALIDADES PRESENTES NA CERIMÓNIA

Serifo Nhamadjo

Bissau, 26 Set. 16 (ANG) – Algumas personalidades presentes nas comemorações do Dia da Independência afirmam que os guineenses devem sarar as feridas e aprender com lições positivas do passado.

Em auscultações feitas pela ANG, o ex-Presidente da República, Manuel Serifo Nhamadjo afirmou que a construção de uma Nação é um processo com altos e baixos, salientando que o momento que o país está a enfrentar precisa de muita reflexão para que os guineenses possam aprender com os erros do passado na construção do futuro da Guiné -Bissau.

Salientou que cada momento na vida deve ser de um determinado desafio e que requer uma nova estratégia.
Braima Camará

“E este é o momento ideal para pôr na prática as estratégias propostas pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e assumidas pelos guineenses para num diálogo franco e sincero para encontrar uma solução na perspectiva de ultrapassar a crise que o país está a viver.

“Mas como frisei, a construção de um país é um processo e haverá sempre avanços e recuos embora não tenhamos razão de estar a queimar as etapas porque podíamos ter aprendido com os erros do ano passado “disse Nhamadjo.

Por seu turno, o conselheiro especial do Presidente da República e um dos 15 deputado dissidentes do PAIGC, Braima Camará disse que 24 de Setembro é uma data histórica, salientando que a mesma deve servir de uma reflexão profunda e que todos os filhos da Guiné-Bissau devem pôr as mãos na consciência e refletirem nos sucessivos problemas que o país passou até hoje.

“Durante todos estes anos desperdiçamos tempos em conflitos. Pergunto o quê que os guineenses ganharam e qual será a melhor estratégia para conseguirmos ter a paz, estabilidade e entendimento entre todos os filhos da Guiné-Bissau “ frisou.

Para Braima Camará, os 43 anos independentes devem ser encarados com muito orgulho, satisfação, aceitando um diálogo sincero entre os políticos.

Acrescentou que sem isso, não se pode dar nenhum passo a frente rumo ao desenvolvimento que todos almejam.

Alberto Nambeia

O Presidente do Partido da Renovação Social (PRS), também presente no acto afirmou que a data deve servir de união entre os guineenses, isto é, deixar o quer passou para trás e tomar um novo rumo.

Questionado sobre o recente acordo rubricado com a CEDEAO Alberto Nambeia lamentou que os guineenses sempre têm dificuldade e reservas em se entender, salientando que já tinham proposto a ideia aquando da vinda do mediador da CEDEAO para Guiné -Bissau Olussegun Obasanjo.

Para ele, os guineenses devem ser capazes de ultrapassar os seus problemas, salientando que a solução está nas nossas mãos internamente.

“Para mim não há nada de novo porque o PRS já tinha proposto a formação de um governo inclusivo, caso ganhe as eleições e liderado por qualquer personalidade independentemente da pessoa ser ou não do partido”, afirmou .

ANG/MSC/SG com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário