sábado, 3 de setembro de 2016

MALI: JIHADISTAS TOMAM CONTROLO DA CIDADE NO CENTRO DO PAÍS


Bamako - Supostos jihadistas tomaram o controlo da cidade de Boni, no centro do Mali, na sexta-feira, após atacarem prédios do governo e o Exército abandonar o local, disseram à AFP uma autoridade e uma fonte de segurança.

"Actualmente, são os jihadistas que controlam a cidade de Boni", na região de Mopti. "Se infiltraram na cidade e hoje atiraram contra vários edifícios", declarou à AFP um responsável local que pediu anonimato, acrescentando que "o Exército já não está" presente na cidade.

"Pedimos às nossas forças armadas em Boni que se retirassem para a localidade de Douentza", disse à AFP uma fonte militar que também pediu para não ser identificada. Boni fica a 90 quilómetros ao leste de Douentza.

Um morador contactado pela AFP por telefone disse que os jihadistas entraram na cidade em motocicletas, carregando armas e gritavam “Allah akbar” durante o ataque.

"Botaram fogo na casa do chefe da polícia e na prefeitura. Ficaram a atirar para o alto", disse o residente.

"Vi o Exército abandonar a cidade", afirmou o habitante, acrescentando que muitos jihadistas "tinham cúmplices dentro da cidade" e que "foi um golpe planejado".

Outro habitante informou que viu "várias bandeiras dos jihadistas" na cidade. Entre Março e Abril de 2012, o norte do Mali foi controlado por grupos extremistas ligados à Al Qaeda. A maioria desses grupos acabou expulso em 2013, durante uma intervenção militar liderada pela França.

Mas há zonas que ainda escapam do controlo das forças malianas ou estrangeiras apesar da assinatura, em Maio e Junho de 2015, de um acordo de paz que supostamente isolaria os jihadistas definitivamente.

Desde 2015, os ataques, que se concentravam no norte, estenderam-se para o centro e o sul do país.

angop.ao/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário