segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

LIGA GUINEENSE DOS DIREITOS HUMANOS REAFIRMA RETROCESSOS NOS DIREITOS HUMANOS NA GUINÉ-BISSAU


O presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), Bubacar Turé, voltou a alertar para o agravamento da situação dos direitos humanos na Guiné-Bissau, afirmando que o país vive retrocessos em todas as dimensões fundamentais, incluindo direitos civis, políticos, económicos e sociais.

O alerta foi feita à imprensa à margem da abertura da 12ª edição da Quinzena dos Direitos Humanos, que este ano decorre sob o lema “Defender os Direitos Humanos e a Democracia”.

Segundo Bubacar Turé, nos últimos tempos, o país tem assistido a uma escalada de raptos, sequestros, espancamentos, detenções arbitrárias e à suspensão de liberdades fundamentais, criando um clima de medo e insegurança generalizada.
O líder ativista destacou como caso recente e preocupante a detenção de políticos e cidadãos civis sem mandado judicial, situação que, segundo a Liga, levanta sérias dúvidas sobre o respeito pelo Estado de Direito e pela segurança da população.

Em reação aos acontecimentos mais recentes, Bubacar Turé apelou à libertação imediata de todos os cidadãos privados da liberdade à margem da lei, reforçando que tais práticas minam a democracia.

Para o presidente da LGDH, o atual contexto nacional exige com urgência, a riação de um ambiente de paz, diálogo inclusivo entre os atores políticos e sociais para o retorno à normalidade constitucional que segundo ele, sem essas condições, o país continuará refém de instabilidade e violações sistemáticas dos direitos humanos.

Bubacar Turé alertou ainda que em momentos de incerteza política, os direitos humanos tornam-se mais vulneráveis, defendendo que a democracia só se sustenta com maior vigilância e participação ativa dos cidadãos.

RSM: 02.02.2026

Sem comentários:

Enviar um comentário