Carmem Isaura Lobo
CNE tem nova presidente, N’Pabi Cabi descartado
O Conselho Nacional de Transição (CNT) elegeu nesta quarta‑feira a juíza conselheira Carmem Isaura Lobo para presidir a Comissão Nacional de Eleições (CNE). A votação ocorreu durante a reunião ordinária do órgão, criado pelo Alto Comando Militar, e colocou Lobo à frente da instituição responsável por organizar e supervisionar os próximos pleitos eleitorais na Guiné‑Bissau.
Lobo disputou o cargo com o juiz conselheiro Pansau Na Tcharé. Segundo fonte próxima ao CNT ouvida pelo Capital News, a decisão busca “reforçar a credibilidade” e a independência da CNE neste “período sensível”.
A eleição acontece em meio a contestações, nem a oposição guineense nem a comunidade internacional reconhecem a legitimidade do Conselho Nacional de Transição (CNT). Ainda assim, o conselho tem avançado com pacotes legislativos, revisão constitucional e a Lei‑quadro dos partidos políticos.
Agora, N’Pabi Cabi, que vinha ocupando o cargo desde 2020, após Pedro Sambú renunciar para concorrer à presidência do Supremo Tribunal de Justiça, está fora do posto; também, não concorreu à recondução na Comissão Nacional de Eleições.
Por CNEWS

Sem comentários:
Enviar um comentário