quinta-feira, 26 de junho de 2025

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO ANUNCIA O PREÇO DE 18.500 FRANCOS CFA PARA CADA SACO DE 50 KG DE ARROZ 100% PARTIDO NO MERCADO NACIONAL

O diretor-geral do Comércio Interno anunciou hoje a redução do preço do arroz tipo Nhélen 100% partido para 18.500 francos CFA por saco de 50 kg, em vez dos anteriores 21.500 francos CFA, devido à dinâmica comercial no mercado.
Segundo Abulai Mané, durante uma conferência de imprensa realizada no salão do Ministério do Comércio, em Bissau, atualmente existe uma grande quantidade de estoque de arroz e farinha disponível no mercado nacional para abastecer os consumidores até o final do ano de 2025.
Em 2024, durante a época das chuvas, registou-se uma ruptura no abastecimento de arroz, o que provocou uma forte especulação sobre o preço deste cereal, o mais consumido no país.
Já o diretor-geral do Comércio Externo, Lassana Fati, garantiu que não há motivos para especulação em relação ao preço do arroz 100% partido no mercado. No entanto, assegurou que os trabalhos de atualização da estrutura de custos serão concluídos, como forma de prevenir práticas especulativas.
Importa salientar que o arroz é um alimento básico na dieta da população guineense, sendo consumido em grande escala. A Guiné-Bissau importa atualmente cerca de 140 mil toneladas deste produto por ano, enquanto a produção nacional ronda as 60 mil toneladas. Ou seja, o país consome anualmente cerca de 200 mil toneladas de arroz.
RSM: 26 06 2025
: AC

Sem comentários:

Enviar um comentário