segunda-feira, 30 de junho de 2025

PROTEÇÃO CIVIL SEM CAPACIDADE DE RESPOSTA ADEQUADA ÀS EMERGÊNCIAS PROVOCADAS POR CALAMIDADES, ALERTA PRESIDENTE DA INSTITUIÇÃO


O presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil, Malan Djaura, alertou para a insuficiência de meios da instituição para responder de forma eficaz às calamidades naturais que afetam o país, sobretudo durante a época chuvosa.
As declarações foram feitas à Rádio Sol Mansi (RSM), à margem da cerimónia de entrega de materiais de combate a incêndios à população do setor de Catió, na região de Tombali.
Malan Djaura sublinhou a necessidade urgente de um apoio mais efetivo por parte do Governo, afirmando que os recursos atualmente disponíveis não permitem uma intervenção adequada e atempada em situações de emergência.
Segundo dados apurados pela RSM junto do Serviço Nacional de Proteção Civil, só no início desta época chuvosa, mais de 300 casas foram danificadas por ventos fortes em várias regiões do país.
Apesar das limitações da instituição, os materiais de combate a incêndios entregues à população de Catió foram bem recebidos. Os beneficiários manifestaram satisfação com o apoio e comprometeram-se a fazer bom uso dos utensílios.
Os materiais doados incluindo catanas, enxadas, pás, luvas, máscaras, entre outros foram oferecidos pelo Programa Alimentar Mundial (PAM).

Sem comentários:

Enviar um comentário