A Universidade "Jean Piaget" lançou, hoje (18-06), em Bissau, dois projetos de saúde ligados à Oncologia na Guiné-Bissau, que é a especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento do câncer.
Os dois projetos lançados, um trata-se da Iniciativa em Oncologia na Guiné-Bissau e a outra SHINE-GB (Estudo de Incidência e Epidemiologia do Cancro de Cabeça e Pescoço na Guiné-Bissau), o qual visa criar um registo oncológico de base populacional em Bissau, que visa implementar um laboratório de anatomia patológica e estabelecer um programa de pesquisa sobre o câncer de cabeça e pescoço.
Aos jornalistas, à margem do lançamento destes projetos, o investigador principal do SHINE-GB, Bubacar Embaló, diz que a prevalência da oncologia no país é muito alta, principalmente na camada juvenil com hábitos de fumo e álcool.
O projeto da Iniciativa em Oncologia na Guiné-Bissau tem como objetivo, fortalecer a resposta do país aos desafios oncológicos por meio da capacitação dos profissionais de saúde.
E segundo o investigador principal do projeto SHINE-GB, o referido projeto vai permitir ao país adquirir o primeiro laboratório de anatomia patológico.
O lançamento dos projetos ficou marcado com a assinatura do contrato de projeto SHINE-GB entre o pró-reitor da Universidade "Jean Piaget" e o presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.
No entanto, o secretário-geral do Ministério da Saúde Pública, Suaine Camará, em representação do titular da pasta da Saúde, considera a iniciativa de estratégica e transformadora para o setor da saúde nacional.
O lançamento dos projetos contou com a presença dos investigadores, professores e estudantes da Universidade Jean Piaget.
RSM: 18 06 2025



Sem comentários:
Enviar um comentário