sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Tiroteio em Bissau: PRESIDENTE DA LGDH PEDE QUE SEJA OBSERVADA LEGALIDADE EM TODAS AS OPERAÇÕES EM CURSO NESTE MOMENTO

O presidente interino da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), Bubacar Turé, pede que seja preservada a paz e a tranquilidade no país. Ele pede que seja igualmente observada a legalidade em todas as operações em curso neste momento na Guiné-Bissau.

Bubacar Turé falava, esta tarde, à Rádio Sol Mansi, num momento em que já não são sentidos sons de tiros de armas de pequeno e grande porte na cidade de Bissau.

Bubacar diz que acompanha com “bastante” preocupação a evolução da situação atual perante faltas de informações sobre o que “na verdade” aconteceu.

“Pedimos a observância de legalidade em todas as operações em curso neste momento, sobretudo a preservação da integridade física de todos os detidos sem ignorar a necessidade de fornecer a assistência médica e medicamentosa para os eventuais feridos”, pede o ativista dos direitos humanos.

Bubacar pede o Estado-maior General das Forças Armadas para criar as condições necessárias para garantir a segurança a todos os titulares dos órgãos da soberania, a todos os responsáveis políticos e cidadãos guineenses permitindo que cada um exerça “livremente” a sua ação e a atividade normal e também criar condições para o regresso rápido à normalidade no país.

“A paz é um valor supremo e penso que todos devem trabalhar para a sua preservação e consolidação na Guiné-Bissau”, enfatiza Bubacar que igualmente pede que Deus abençoe a Guiné-Bissau e o seu povo.

No país, até por volta das 15 horas e 45 minutos a situação continua aparentemente tranquila, embora com pouca circulação na via pública.

Estas tensões ocorrem num momento em que o chefe de Estado ainda continua no exterior, numa visita de trabalho.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário