Mbala Fernandes
Estivemos na Câmara dos Deputados do Congresso Nacional em sessão solene alusiva às comemorações dos200 anos da Diplomacia brasileira, o evento simbólico que realçou a importância da diplomacia brasileira desde da sua fundação a data presente .
Enquanto Embaixador da Guiné- Bissau , sublinhei alguns marcos importantes da nossa relação com
o Estado brasileiro, que vem dos laços históricos da Época descobrimentos , e com maior incidência na a criação da Companhia Geral do Grão Para e do Maranhão ( 1755- 1778).
Reconhecemos o papel desempenhado pela diplomacia brasileira na conquista das independências dos países lusofonos, principalmente da Guiné- Bissau , que teve consequências negativas em termos de relações diplomáticas entre Brasil e o Regime colonial- Estado novo em Portugal apartir dos anos 50-60 - e todo o período da - DIPLOMACIA INDEPENDENTE., quer na ONU, bem como nas relações bilaterais entre os dois Estados.
Brasil reconheceu a nossa independência em 16 de jullho de 1974 com imediata manifestação decretada com abertura da sua Embaixada no jovem Estado independente Guine -Bissau - fato histórico que antecedeu o reconhecimento da independência de jure por parte de antiga colônia Portugal, que viria acontecer a 10 de Setembro de 1974.
Da independência até a data presente, o Estado brasileiro formou mais de milhares de quadros guineenses que ocupam lugares cimeiros na administração pública , privada e na sociedade civil guineense.
No dominio da formação , destacamos a importância que o Estado brasileiro e a sua diplomacia atribui a formação dos diplomatas guineenses através da sua prestigiada academia - Instituto Rio Branco - desde dos primórdios da independência até a data presente, o que nos coloca no primeiro lugar em relação aos países da CPLP.
Registamos vários acordos de cooperação e projetos de apio a administração publica guineense em diferentes setores do desenvolvimento- educacional, judiciário, policial , agricola e nas ultimas decadas assiste - se uma implementação religiosa na Guiné- Bissau nunca antes visto, o que possibilita um movimento da cultura e da realidade social entre os povos .
Com a criação e institucionalização da CPLP - a 17 de Julho de 1996, a Guiné- Bissau como membro desta organização, partilha com o Brasil muitos assuntos relevantes a nivel da sua cooperação bi- multilateral , os dois Estados jogam papel fundamental na concertação politica e diplomática.
Agradecemos profundamente ao Estado brasileiro por tudo o que foi sublinhado, reconhecendo que falta muitos aspectos assinalar nesta publicação.
O mais importante registo diplomático da nossa relação , foi a contribuição do Estado brasileiro para instalação e abertura da Embaixada da República da Guiné-Bissau no Brasil em 2011 ato singular digno de registo de amizade entre os dois paises.
Esta amizade manifestada e demonstrada em actos concretos pelo Estado brasileiro , fez com que ao longo da nossa história diplomática , mesmos antes da abertura da nossa Representação Diplomática fosse criada um eixo permanente de consultas políticas e trocas de visitas entre os Chefes de Estados.
Em dois anos da nossa missão no Brasil ( enquanto Embaixador) o Presidente da República dq Guine - Biseau Umaro Sissoco Embalo efetuou 3 visitas ao Brasil , ( uma visita de Estado e duas visitas oficiais) o que demonstra o grau de ligação inquebrantável entre os dois Estados unidos pela história e atualmente sedimentados pela ligação política ao mais alto nivel e pelas movimentações societárias, nunca antes visto .
PARABÉNS AO MINISTERIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO BRASIL- ITAMARATY JUNTOS VAMOS CONSEGUIR CUMPRIR A NOSSA MISSÃO -
Sem comentários:
Enviar um comentário