O que se passa na Guiné-Bissau hoje em dia e muito lamentável.
As populações são submetidas a todas as formas de tortura psicológica sem que nenhuma voz se levante para as defender, soi-disant em nome da melhorar condição de vida.
E muito triste e sinto-me envergonhado, porque nada justifica este estado de coisas, em pleno sec. XXI, numa altura em que as precauções mais elementares consistem na boa governação para criar condições que conduzam ao desenvolvimento e ao bem-estar das populações.
Os Produtos da primeira necessidades estão disparar nos últimos dias o arroz voltou ao seu antigo preço de 20.000 xof, óleo também e outras produtos da sexta básica.
O governo liderado por Dr. Geraldo Martins tinha baixado os preços dos produtos na primeira necessidades ate pão que custava 200 francos foram baixados para o 150 francos.
Uma chamada de atenção ao governo de iniciativa presencial liderado por Eng., Rui Duarte barros, e preciso fazer mais para este povo que sempre sofreu com a subidas exorbitantes dos produtos da primeira necessidades, o governo liderado por Eng., Nuno gomes Nabiam não soube cuidar ou levar sérios o nível do sofrimento do povo isso culminara com a vitória de coligação PAI terra-ranka nas ultimas legislativas de 04 de junho.
Muitos falam de campanha de castanha de caju que correu mal porque não fez o diagnóstico real do oque-se não e somente isso, a subida dos produtos da primeira necessidades que levou a derrota do regime anterior nas urnas.
O ministro de comercio Dr. Orlando Mendes Viegas, tem de apertar o cinto porque tudo depende da sua boa convivência com os comerciantes que perfilam nesta sector chave, que contribui nas melhoria das vidas dos nosso populações.
Mesmo nos regimes totalitários mais duros, assistimos a algo semelhante ao que se passa na Guiné-Bissau, sob o pretexto de garantir a segurança e de dissuadir veleidades como aquela que se verificou no dia 1 de Dezembro, quando elementos fortemente armados tentaram assaltar o Palácio da republica com a intenção de assassinar o chefe do estado.
O porquê de todos esses checkpoints ou barreiras?
Será que esses checkpoints podem impedir a quem quiser cometer um ato crime, um verdadeiro criminoso profissional, de não o cometer?
O que e que a população tem a ver com o que se passou naquele dia fatídico?
Porque devem elementos de segurança obrigar os passageiros a descerem das suas viaturas para atravessarem esses checkpoints, de pé, com todo o stress que daí advém?
Não será isso um abuso de poder e manifesto amadorismo?
Já se passaram algumas semanas desde que se cometeu esse ato ignóbil que todos nós condenámos veementemente?
Perante esta afronta ao povo, qual e a posição dos nossos parlamentares, que foram votados para defenderem os interesses das populações? Ou será que estão mais interessados em defender as suas mordomias do que serem as vozes dos não tem voz?
Por amor de Deus, que quem de direito nos livre dessa grande vergonha, o povo não merecem ser tratado assim.
Ali colocados para outras ocupações que requeiram mais recursos humanos, em vez de os exporem a esse ridículo!
Tudo o que e demais, faz mal.
Por amor de Deus, PM Eng., Rui Duarte de barros na qualidade de Chefe do governo, mande pôr termo a esse sofrimento do povo, porque a sua missão e de servir, garantindo melhores condições de existência as populações.
Contribuição de um cidadão consciente e atento.
Por: yanick Aerton
Sem comentários:
Enviar um comentário