quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Dia dos fiéis defuntos: VIGÁRIO GERAL DA DIOCESE DE BISSAU PEDE OS CRISTÃOS PARA ENFRENTAREM A MORTE COM OLHOS DA FÉ


O Vigário Geral da Diocese de Bissau, Padre Davide Sciocco, convida os cristãos católicos para verem a morte com os olhos da Fé e com fiança em Jesus. Ele disse que Jesus morreu para matar o sentido da morte que dá medo e desespero.

O convite o padre foi feito, esta quinta-feira, durante a sua homilia na celebração da missa no dia dos finados, no cemitério de municipal.

Padre Davide Sciocco disse que cristãos devem ver a morte na luz de Jesus Cristo e lembra as palavras de São Paulo que diz que “se acreditamos que Jesus ressuscitou então devemos acreditar que nós também vamos ressuscitar”.

“Jesus morreu para matar a morte e para mantar o sentido da morte que nos dá medo e desespero. Cristão diante da morte é claro que tem o medo normal de morrer e a dor de perder pessoas próximas, mas devemos enfrentar isso com os olhos da Fé”, disse o pastor da Igreja Católica.

Padre lembra ainda que no Baptismo todos morreram com Jesus na morte para ressuscitar para uma vida nova, então o Bastimos abriu-nos o caminho para ver a morte de uma forma diferente.

“A ressurreição para nós Cristãos é para uma vida verdadeira e plena”, lembra.

O Vigário à chama atenção aos fiéis cristãos de que devem ultrapassar medo dos defuntos e “estamos ver várias cerimónias feitas na tradição para os defuntos e de um lado é bonito e é um sinal que as pessoas mesmo que não sejam cristãos, e acreditam que a vida continua através de alguma ligação e isso é um valor enorme da tradição guineense, mas existem coisas por purificar sendo que existem cerimónias feitas porque as pessoas têm o medo de retaliação dos defuntos e isso deve ser ultrapassado sendo que quem morreu está nas mãos de Deus.

“Quem está no castigo eterno, não tem a força de fazer o mal porque os maus espíritos estão fechados no inferno. Os que fizeram o bem ou que ainda esperam por purificação estão nas mãos de Deus”, afirma.

Já no cemitério da Antula, o pároco da paróquia São Francisco de Assis de Antula disse que a celebração da missa em memória dos fiéis defuntos representa uma manifestação da fé pelos crentes católicos.

Padre Jorge Ndour, missionário Oblato de Maria Imaculada, convidou os fiéis católicos a continuarem a acreditar e seguir a Jesus Cristo, ele diz que a data de hoje demonstra a manifestação da fé em Deus e na ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo.

“Acreditamos que Quem ressuscitou Jesus vai ressuscitar todos os que acreditarem Nele”, sustenta.

Padre Jorge Ndour recordou aos crentes católicos que a morte é uma passagem e pede aos crentes para visitarem e rezarem sempre nas sepulturas dos entes queridos defuntos.

“As pessoas podem chorar, mas que lembrem que a morte é uma passagem”, disse.

Após a celebração da missa no cemitério municipal de Antula, os padres consagraram as coroas de flores que foram levadas para as sepulturas dos entes queridos defuntos, e também foi feita a bênção em algumas sepulturas próximas da capela.

Na Bula também foi celebrada a missa e o Padre Tomás Bassangê garante que “não existem cerimónias para os cristãos”, sendo que o único salvador é Deus.

“Não tenham o medo do vosso Deus, porque é o único que Salva e ressuscita os mortos. O Senhor é dos vivos e não dos mortos”, incita o Padre incentivando as pessoas para terem o medo do pecado e não de morrer.

A data 2 de novembro é dedicada à memória dos mortos, hoje centenas de fiéis católicos foram depositar coroas de flores nas campas dos seus familiares mortos.

Sobre esta data, a nossa estão emissora falou com os fiéis católicos que foram visitar as campas dos seus entes queridos que sublinharam que a data representa o reconhecimento dos seus próximos na terra.

Por: Braima Sigá / Turé da Silva/radiosolmansi com Conosaba
Imagem: Turé da Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário