Bissau,07 Mar 23(ANG) – O ministro dos Transportes e Comunicações afirmou que a Turquia irá apoiar o desenvolvimento do sistema portuário e marítimo da Guiné-Bissau, nomeadamente no que se refere aos equipamentos, infraestruturas e dragagem.
Aristides Ocante da Silva falava à imprensa depois da visita de cortesia que recebeu da parte de uma missão técnica do Ministério dos Transportes da Turquia que se encontra no país, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.
“A missão resultou do Fórum de Cooperação da Antália, realizado na Turquia, em que o país esteve representado pela ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Suzi Barbosa”, disse.
Acrescentou que no referido evento e depois de discussões e apresentação das necessidades da Guiné-Bissau, foi retido o sector dos transportes nomeadamente a situação dos Portos de Bissau como prioridade da cooperação entre os dois países”, frisou.
“Desde a época colonial nunca se procedeu a dragagem de nenhum porto da Guiné-Bissau e a Turquia conta dar a sua contribuição nesse sentido, tendo em conta a sua experiência no sector como país do mar”, disse.
O ministro dos Transportes e Comunicações disse que, o projeto de desenvolvimento do sistema portuário do país irá ser implementado em paralelo as obras de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Bissau, cujos técnicos já se encontram no país.
Segundo o 1º secretário da Embaixada da Turquia no país, Salih Ozcan, que falou em nome da missão técnica, brevemente, estarão em Bissau os técnicos que deverão realizar o levantamento e estudo de viabilidade do projeto de modernização do Porto de Bissau.
Ozcan disse que depois dessa fase serão apresentados os relatórios de atividades mediante procedimentos administrativos para depois se arrancar com as obras de execução dos projetos.
Conosaba/ANG/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário