Uma equipa da brigada médica chinesa ofereceu consultas médicas e medicamentosas gratuitas a centenas de mulheres e jovens raparigas esta quarta-feira, 08 de março de 2023, nas instalações do hospital militar principal “Sino – Guineense”.
As consultas foram restritas para a área da medicina geral e destinadas apenas às mulheres e jovens raparigas, no âmbito da comemoração do dia internacional da mulher, que igualmente coincidiu com a celebração do 60° aniversário da Assistência Médica da China à África. A cerimónia de abertura das consultas médicas gratuitas contou com a presença do embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau, Guo Ce, que se fez acompanhar pela sua equipa.
Em declaração aos jornalistas, Guo Ce explicou que nos últimos 60 anos a China enviou 30 mil médicos para 76 países e regiões em toda parte do mundo. Acrescentou que atualmente a China dispõe de mais de 115 centros médicos em 56 países, incluindo dois centros médicos na Guiné-Bissau, designadamente no hospital militar e hospital regional de Canchungo, que estão a dar assistência médica e a salvar vidas.
“A primeira equipa médica chinesa chegou à Guiné-Bissau em 1976. Há várias décadas que a equipa médica chinesa vem prestando assistência médica ao povo guineense e são mais de cem médicos que trabalham na Guiné-Bissau desde os primários momentos da presença dos médicos chineses no país”, disse, acrescentando que as consultas oferecidas pela equipa médica chinesa são o início de uma série de atividades que a Embaixada da República Popular da China vai levar a cabo juntamente com a equipa médica chinesa.
“A equipa médica chinesa vai realizar um treinamento em diferentes hospitais do país com o propósito de elevar o nível do conhecimento em matéria de tecnologia médica para os médicos guineenses”, assegurou, para de seguida anunciar que, no âmbito da cooperação existente entre os dois países no setor da saúde, a China vai apoiar a construção de uma sala de cirurgia no hospital de Canchungo.
“A China vai construir, no hospital militar, um laboratório de amplificação de genética clínica, que vai ajudar ou elevar o nível da capacidade técnica do hospital, particularmente na deteção de vírus. A nossa equipa médica vai apoiar também a construção do centro de endoscopia no hospital militar e fornecer lotes de materiais médicos para o país”, contou, assegurando que a realização destas atividades vai elevar o nível da cooperação no setor da saúde entre a China Popular e a Guiné-Bissau.
O diplomata chinês anunciou, na ocasião, que o governo da China Popular através da Embaixada vai proceder à entrega oficial do Salão da Conferência Internacional (Antiga Prematura) ao Governo da Guiné-Bissau.
O edifício foi reabilitado e modernizado por técnicos chineses para acolher conferências internacionais. O salão principal de conferências internacional foi batizado com o nome do Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló.
Por: Assana Sambú
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário