quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Exclusiva: FISCAP PRENDE 8 CANOS NO ÂMBITO DA OPERAÇÃO “TOLERÂNCIA ZERO”

O Serviço Nacional da Fiscalização e Controlo das Atividades de Pesca (FISCAP) já apreendeu 8 canoas piratas na operação “Tolerância Zero” no âmbito do cumprimento do período de repouso biológico marinho, iniciado no dia 1 janeiro e que termina a 31 do mesmo mês.

A informação avançada à Rádio Sol Mansi pelo coordenador do Serviço Nacional da Fiscalização e Controlo das Atividades de Pesca (FISCAP), no âmbito de uma entrevista à RSM sobre as medidas a tomar no aspeto do período biológico.

Vladimir Djomel disse que a FISCAP não só está a trabalhar em desmantelar os piratas no alto mar do país, mas continua focada em combater os informantes dos piratas a que considera de “traidor a pátria”.

O diretor do Centro de Investigação Pesqueira Aplicada (CIPA), Jeremias Francisco Intchama, disse que ao longo do tempo que o CIPA tem vindo a propor o período biológico para evitar extinção de alguns especiais.

Abulai Mané, do gabinete jurídico do ministério das pescas, afirma que o ministério observou todas as exigências da lei ao nível nacional e internacional para que haja repouso biológico.

De acordo com o governo, a iniciativa do período repouso biológico marinho interdita a pesca industrial (barco) na zona económico exclusiva e zona conjunta entre a Guiné-Bissau e Senegal. Mas, no entanto ainda é permitida a pesca artesanal controlada.

Por: Redação/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário