segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

GOVERNO GUINEENSE, QUER REALIZAR PRÓXIMAS ELEIÇÕES DENTRO DO PRAZO

O governo da Guiné-Bissau pretende que o recenseamento eleitoral seja realizado dentro do prazo previsto pela lei. Isso irá diminuir futuras pressões exercidas sobre a entidade organizadora das eleições.

A pretensão do executivo foi transmitida pelo ministro da Administração Territorial na abertura da primeira reunião do conselho diretivo alargado.

Fernando Dias disse que o ministério que dirige está pronto para o recenseamento eleitoral, mas agora falta a parte financeira.

Em relação às autarquias, o titular da pasta da Administração Territorial disse é necessário a realização da autarquia no país mas não existe a vontade política uma vez que no orçamento geral do estado não está contemplado.

Nos últimos tempos tem-se falado sobre a necessidade da realização da autarquia que segundo as vozes é única via para evitar as cíclicas crises que o país tem confrontado.

INTERFERÊNCIAS OCULTAS

O ministro da Administração Territorial denunciou ainda a interferência oculta de outras estruturas do governo nos assuntos do seu ministério, por isso pede a intervenção urgente do Presidente da República e do Primeiro-ministro.

Fernando Dias pede cada ministro que respeite a sua área de jurisdição para evitar o possível problema, porque tem Estado a observar a interferência de outros ministérios.

Em relação a nomeação dos governadores, Fernando Dias disse que dentro em breve serão conhecidos os governadores uma vez que chegarão a um consenso com os partidos que sustentam o governo.

A primeira reunião do conselho diretivo alargado do ministério da Administrador Territorial contou com a presença do Inspetor-geral, Secretário-geral, Directores-gerais, Presidente, Vice-presidente da CMB, GTAPE, conselheiros e assessores do ministro, governadores regionais interinos, administradores e secretários regionais e sectórias.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário