quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Finanças/Ministro realça empenho dos trabalhadores da instituição na arrecadação das receitas fiscais

Bissau,19 Jan 22(ANG) - O ministro das Finanças, João Alage Mamadu Fadiá realçou o empenho dos trabalhadores da instituição que dirige na arrecadação das receitas fiscais e na gestão das finanças públicas.

De acordo com a página oficial do Ministério das Finanças na Facebok , a revelação foi feita hoje na cerimónia de cumprimentos de Ano Novo dos funcionários daquela instituição ao pessoal dirigente do Ministério das Finanças, designadamente, ministro das Finanças, João Alage Mamadu Fadiá, Secretario de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais, José Carlos Casimiro Varela e Secretário de Estado do Tesouro, Ilídio Vieira Té.

Contudo, o governante sublinhou a necessidade de todos se empenharem para melhorar o nível de arrecadação das receitas para fazer face à despesas correntes, nomeadamente salários e de funcionamento da administração pública.

"Apenas o salário consome 84% de receitas fiscais. A Guiné-Bissau ainda continuará a depender das receitas não fiscais”, diz o ministro das Finanças, citando dados do FMI.

Neste particular, Fadiá traçou um quadro favorável na perspectiva de retoma, à curto prazo, do Programa de Facilidade de Crédito Alargado com o Fundo Monetário Internacional, (FMI), capaz, segundo o ministro, de estimular outros parceiros para financiarem projectos de desenvolvimento de vulto na Guiné-Bissau.

"Nunca à Guiné-Bissau beneficiou do FMI, só num ano, de 60 milhões de dólares, facto que revela um sinal de confiança e do empenho dos funcionários das finanças públicas" disse João Alage Mamadu Fadiá.

O ministro adianta que "o restabelecimento das relações financeiras internacionais”, permite igualmente ao país beneficiar de financiamentos do Banco Mundial à título de donativo.

Na ocasião, o Porta-voz do sindicato de base dos trabalhadores do Ministério das Finanças, Malam Home Indjai voltou a propor a reativação da Folha A-4 e “efectivação” dos funcionários ainda com vínculo precário no Ministério das Finanças.

Em resposta, o Ministro das Finanças voltou a defender o contrato de "Provimento para a resolução definitiva da situação dos trabalhadores inscritos na folha de A-4", com vista a legalização desse grupo, tendo prometido a resolução do problema dos funcionários com vínculo precário.

No seu discurso, o Secretário-geral do Ministério das Finanças, Vençã Mendes enumerou várias acções desenvolvidas no sector durante o ano findo, destacando, a retoma das relações financeiras internacionais e o rigor na gestão das finanças públicas.

"Apelo à todos os funcionários no sentido de se mobilizarem com vista a implementação integral dos instrumentos de governação, nomeadamente, Programa do Governo, Orçamento geral de Estado, (OGE) e Plano Nacional de Desenvolvimento", disse Vençâ Mendes.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário