domingo, 23 de janeiro de 2022

A Morte do Combatente

 

Navio "Experiente" da URSS, que participou na operação de captura dos "Conspiradores"

Primeira Parte(I)

No início da década de 1970, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde,  recebeu atenção especial do departamento internacional do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética e da liderança do Ministério da Defesa da URSS. O lado soviético forneceu aos destacamentos armados do Partido do Amílcar, as armas pequenas, lançadores de granadas de mão, morteiros leves, canhões de artilharia antiaérea e instalações Grad-P. Com o sucesso das unidades partidárias e da guerrilha , a liderança do partido levantou persistentemente a questão do fornecimento de equipamento pesado e até helicópteros de combate à URSS para "uma oposição mais bem sucedida aos colonialistas portugueses".

No entanto, nem todos esses pedidos foram imediatamente atendidos.
Assim, Amílcar Cabral, em uma de suas visitas a Moscovo, trouxe outro pedido de fornecimento de equipamento militar para o seu Partido. Mas o Ministro da Defesa da URSS A. Grechko recusou categoricamente o pedido, pois continha armas de alta tecnologia (na época).

No entanto, A. Cabral conseguiu convencer o chefe do GRU, General do Exército Pyotr Ivashutin, de que os partidários do PAIGC realmente precisavam de tais armas. Então Ivashutin aconselhou A. Cabral e o responsável do Comitê Central do PCUS P. Evsyukov, que o acompanhava, a “pegar” Grechko na recepção, que seria no dia seguinte no Kremlin e conversar com ele.

O cálculo baseou-se no fato de que o encantador A. Cabral em um ambiente informal "sobre uma taça de champanhe" seria capaz de convencer o todo-poderoso Marechal Soviético da necessidade de TAL ajuda aos guerrilheiros. O próprio chefe do GRU se encarregou de preparar o Ministro da Defesa Soviético para um encontro com o líder guineense.

O plano do chefe do GRU foi um sucesso: A. Grechko, logo na recepção no Kremlin, deu o seu consentimento para o fornecimento das armas solicitadas ao PAIGC. Os Patriotas receberam BM-21 MLRS, morteiros de 120 mm, tanques anfíbios PT-76 e tanques T-34. Desde 1973, os guerrilheiros começaram a usar helicópteros soviéticos Mi-4, baseados na vizinha República da Guiné (Guiné-Conakry).

Além desses meios modernos, os MANPADS Strela-2 também foram fornecidos aos partidários do PAIGC. O efeito de sua aplicação superou todas as expectativas. A partir de março de 1973, guerrilheiros guineenses treinados no centro de treinamento de Perevalnoye, na Crimeia, começaram a “derrubar” uma aeronave portuguesa após outra de “flechas”. De acordo com a informação publicada do Comité Central do PAIGC, de 23 de março a 11 de abril, foram abatidos 10 aviões da Força Aérea Portuguesa. Os portugueses chocados foram forçados a parar completamente de voar sobre as áreas libertadas da Guiné-Bissau. Então o PAIGC decidiu desenvolver o sucesso não só em terra e no ar, mas também no mar.

Graças aos esforços de A. Cabral, a liderança soviética também decidiu fornecer três barcos de patrulha para os Guerrilheiros (projeto 199, uma série de pequenos caçadores com casco de madeira, baseado no casco e usina de um grande projeto 183 torpedeiro). Eles tinham poderosos motores a diesel, estavam armados com duas montagens de artilharia 2M-3 de 25 mm, dispositivos de colocação de minas. Para treinar tripulações guineenses na URSS na cidade de Poti, várias dezenas de "os melhores representantes do PAIGC" foram aceitas para treinamento. Ironicamente, foram esses barcos e as tripulações treinadas na URSS que desempenharam um papel decisivo nos planos dos conspiradores.

Como os Patriotas não controlavam a costa da Guiné-Bissau, os barcos soviéticos foram entregues à vizinha República da Guiné, amiga do PAIGC, onde foi alocado um dos cais do porto de Conacri para a sua base. Para ajudar a dominar o equipamento militar soviético, um grupo de especialistas navais soviéticos chefiados pelo Capitão 1º Rank V. Zhuchkov também foi enviado à Guiné-Conakry. Oficialmente, ele era um conselheiro sênior da Marinha da Guiné-Conacri, à qual a URSS também prestou assistência militar significativa. 

Ao mesmo tempo, a liderança soviética, aproveitando as relações amistosas que se desenvolveram com o líder da Guiné-Conakry Ahmed Sekou Toure, recebeu permissão para entrar no porto de Conakry navios de guerra da Marinha Soviética para reparos, descanso da tripulação, reabastecimento de alimentos e água fresca. Todos visitaram "Experiente" Em 10 de novembro de 1972, o destróier da Frota do Norte "Experiente" (série de projetos 56) entrou no porto de Conakry sob o comando do capitão 2º Rank Yuri Ilinykh. Sua tripulação estava em serviço de combate no Atlântico há vários meses. Deve-se notar que "Experiente" não é um simples "Destruidor". Ele se tornou um dos primeiros navios soviéticos convertidos em um navio antissubmarinos. O projeto se chamava 56 PLO e tinha como objetivo patrulhar as águas dos oceanos, busca e destruição de potenciais submarinos inimigos. No caminho para Conakry, a tripulação foi atormentada por vários "inconveniências". M. Balashov, o marinheiro do “Experiente”, lembra: “Durante meio ano de navegação, a maioria da tripulação nunca desembarcou. As situações de conflito começaram a partir de um congestionamento e espaço limitado, os marinheiros ficaram irritados.

Da alta temperatura na casa de máquinas, os marinheiros muitas vezes desmaiavam, e um até enlouqueceu, e foi enviado de avião do porto mais próximo à sua terra natal.
De alguma forma, descobrimos uma "deficiência" de produtos e, por ordem do comandante, lançamos as redes de pescas no Atlântico com cargas de profundidade. A pescaria foi boa! Lançaram um escaler e um bote, recolheram cuidadosamente o pescado e durante três dias inteiros fritaram e cozeram estes “mariscos”! Muitos marinheiros estavam doentes com disenteria, o médico ordenou que todos lavassem o rosto diariamente com uma solução de cloro, e vão comendo apenas vegetais e frutas tratadas com essa solução. Depois de chegar ao amigável porto guineense de Conakry, toda a colônia soviética esteve a bordo do destróier por um curto período de tempo, e os líderes da Guiné-Conakry e representantes dos Patriotas(PAIGC), visitaram repetidamente. Nossos velejadores brincaram: "Todo mundo já esteve no "Experiente".

Sob um comando de Moscovo, a tripulação do "Experience" forneceu aos marinheiros do PAIGC assistência para dominar os barcos de patrulha soviéticos. Junto com eles, realizou reparos e manutenção de seus mecanismos e armas. Marinheiros militares soviéticos estabeleceram relações amistosas com muitos membros do PAIGC. Mas nenhum dos membros da tripulação soviética imaginava que muito em breve se tornariam participantes de um drama sangrento, e seus amigos recentes, marinheiros do PAIGC, se tornariam um verdadeiro inimigo... Assassinos de Cabral estudados na URSS.

Quando o "Experiente" chegou a Conacry, os sucessos dos patriotas da Guiné-Bissau eram evidentes, os Guerrilheiros tomaram o controlo de cerca de 2/3 do território do país. Na sede do PAIGC, localizadas em Conakry estavam se preparando para declarar a soberania nos territórios libertados da Guiné-Bissau e criar autoridades executivas sobre eles.

As vitórias dos revolucionários guineenses e cabo-verdianos explicavam-se não só pelo sólido apoio militar e político da URSS, mas pelo competente e equilibrado percurso da direção do Partido liderado pelo Amílcar Cabral,  destacado dirigente africano. Entretanto, na Direcção da Polícia Internacional de Defesa do Estado de Portugal (PIDE), não sem a participação de especialistas da CIA, estava maduro um plano para a eliminação física de A. Cabral e do seu círculo íntimo. Os planos dos portugueses eram introduzir seus protegidos na liderança do PAIGC, assumindo o controle do Movimento de Libertação Nacional na Guiné-Bissau e nas ilhas de Cabo Verde. 

Os agentes da PIDE agiram de forma inventiva e persistente. Usou habilmente as contradições raciais e tribais entre cabo-verdianos e imigrantes da Guiné-Bissau. Os primeiros eram em sua maioria mulatos, descendentes dos casamentos de portugueses brancos e habitantes negros das ilhas, enquanto os últimos eram tribos nativas africanas. 

A trama foi preparada longa e cuidadosamente. Agentes da PIDE, entre outros, conseguiram recrutar os enviados para estudar na URSS em Poti os guineenses Inocêncio Cani e Mane. 

Como "prova comprometedora" sobre a liderança do PAIGC, foram-lhes fornecidas "provas" de que "os mulatos cabo-verdianos ocuparam a maior parte dos cargos no partido" e "estão escondidos como seus representantes no estrangeiro". Enquanto “os imigrantes da Guiné-Bissau carregam o peso da luta armada contra os portugueses”. 

As acusações foram mais do que absurdas. Amílcar Cabral, percebendo que existem sim problemas nas relações entre cabo-verdianos e guineenses, ao longo da sua vida procurou livrar-se dele promovendo a unidade nacional. Mas ele não conseguiu. Além disso, ele próprio foi vítima de uma conspiração de "negros contra mulatos".

Mesmo sendo guineense… 

Os conspiradores mantinham um sigilo meticuloso, e até o próprio Amílcar Cabral, sem saber, considerava Cani e Mane revolucionários de excelência . Certa vez, durante uma visita à cidade de Poti (Cabral supervisionou pessoalmente o treinamento de seus oficiais na URSS), chegou a chamá-los publicamente de "os primeiros almirantes da marinha da Guiné livre". ataque ao virar da esquina Amílcar Cabral foi morto em 20 de janeiro de 1973 em Conacri, perto de sua casa.

Ele voltava de uma receção na Embaixada da Polônia. Por volta das 23h, ele calmamente, junto com sua esposa Ana Maria, desceu do carro, onde os assassinos o esperavam. O líder do PAIGC não suspeitou de traição, porque os seus associados e amigos o abordaram. O que levou os veteranos da guerrilha guineense a dar este passo? Sabe-se apenas que os portugueses prometeram somas bastante elevadas para a eliminação ou captura de Amílcar Cabral, seu vice Aristides Pereira e vários outros altos funcionários do partido... Primeiro, os conspiradores tentaram capturar A. Cabral vivo e amarrá-lo. E quando isso falhou, um deles atirou na cabeça dele. 

O líder imediato da ação foi Inocêncio Cani (segundo as fontes) e posterior Mané,  mas de qualquer forma, os assassinos acabando sendo eles "futuros Almirantes da frota guineense" que estudaram na União Soviética).

Depois de matar o líder do PAIGC e capturar sua esposa, os traidores invadiram a casa de Aristides Pereira, espancaram-no e, tendo-lhe amarrado as mãos e os pés com arame duro, jogaram-no na traseira de um carro. Seguiram-se batidas nas casas de Vasco Cabral, José Araújo e outros dirigentes do PAIGC. 

Todos os líderes capturados do PAIGC foram levados para o porto e jogados nos porões dos mesmos barcos soviéticos fornecidos ao PAIGC para a "luta contra os colonizadores portugueses".

As tripulações dos navios de combate apoiaram totalmente os conspiradores. As autoridades guineenses, ao tomarem conhecimento do assassinato de A. Cabral e da captura de outros dirigentes do partido, agiram prontamente. A lei marcial foi declarada na cidade, patrulhas militares reforçadas foram levadas às ruas.

Alguns dos conspiradores foram capturados, mas aqueles que conseguiram chegar ao porto se refugiaram em barcos de combate. Percebendo que já não era possível adiar, o “fracasso almirante” Inocêncio Cani ordenou que as tripulações fossem ao mar e se dirigissem a Bissau para entregar os líderes capturados do PAIGC às autoridades portuguesas. Por rádio, sinal previamente combinado, Cani notificou o comando das tropas coloniais portuguesas em Bissau, e o governador português, General Antônio Ribeiro  de Spinola, enviou imediatamente a frota portuguesa para os apoiar. No total, 24 navios de guerra da OTAN se moveram em direção aos conspiradores.

Tomás Gomes Barbosa
Mestrado em Ciências das Tecnologias de Tratamento de Petróleo, Gás e seus Derivados.

Marinheiros do Navio "Experiente"

O Comando e a Equipa do Navio Experiente



Os Conspiradores capturados nos navios doados pela URSS



Comandante Navio Experiente - Capitão da 2ºRank Yuri Grigrorievich Ilinykh



Sem comentários:

Enviar um comentário