quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

CAN 2021: GUINÉ-BISSAU PERDE E FICA FORA DOS OITAVOS FINAIS DA COMPETIÇÃO

A seleção nacional de futebol da Guiné-Bissau terminou a sua participação de forma “inglória” no Campeonato Africano das Nações(CAN2021), a decorrer nos Camarões.

Inserido no grupo D, juntamente com a Nigéria, o Egito e o Sudão, os “Djurtus” não conseguiram o apuramento para a segunda fase da competição, oitavos finais, mesmo com a possibilidade de 4 terceiros melhores lugares poderem apurar-se para a fase seguinte.

A Guiné-Bissau iniciou a campanha frente à seleção do Sudão, com um empate a zero golos, embora tivesse a possibilidade de sair com três pontos. Os Djurtus tiveram várias possibilidades para fazer golo, incluindo uma grande penalidade desperdiçada por Pelé.

Após empate sem golo frente ao Sudão, a Guiné-Bissau defrontou, na segunda jornada, o Egito, perdendo por 1 a 0. O jogo teve um desfecho amargo e ficou marcado com a polémica à volta do golo de Mama Baldé anulado à Guiné-Bissau. Apesar de terem feito um bom jogo frente aos egípcios, um dos favoritos a conquista da competição, os ” Djurtus” não foram para além da derrota.

Nesta partida de hoje frente à Nigéria, crucial para garantir o apuramento, uma vez que o adversário estava apurado, a seleção voltou a falhar, perdendo por 2 a 0.

A seleção da Nigéria, que fez descansar quase a equipa base, foi mais inteligente do que a Guiné-Bissau. Dominando a partida na primeira parte e criou várias ocasiões de golos.

Já na segunda parte, a seleção nacional entrou melhor em relação ao adversário, mas não traduziu o seu domínio em golos. Aos 56 minutos a Nigéria abriu o marcador por Umar Sadiq, após uma assistência recebida do lado direito como atacava a Nigéria no segundo período.

Depois do primeiro golo da Nigéria, o selecionador nacional, Baciro Candé, chamou do banco dos suplentes Alfa Semedo, Ambri e Frederick Mendy, mas resultou em nada e a Nigéria aproveitou da desconcentração dos Djurtus e fez o segundo golo, terminando com o sonho da Guiné-Bissau, que participou pela terceira consecutiva na competição.

Depois de uma grande jogada de Moses Simon, esquerda, deixando três jogadores da seleção guineense pelo caminho. Aos 76, a fez um remate que bateu na barra e na recarga, Troost-Ekong fez o segundo golo.

A seleção nacional terminou a sua participação sem fazer nenhum golo nem uma vitória, à semelhança do que aconteceu na sua participação no CAN do Egito, em 2019.

No total, a seleção orientada por Candé fez 6 jogos nos dois últimos CAN, somou dois pontos e não conseguiu fazer qualquer golo.

Em relação ao exibição dos jogadores da seleção, o destaque vai para Mama Baldé, Opa Sangaté, Sori Mané, Moreto Cassamá, Fali Candé e Jefferson Encada, que estiveram em bom plano na prova.

A Nigéria terminou em pleno a fase do grupo com 9 pontos, seguido do Egipto com 6 pontos, garantindo os dois lugares Nos oitavos finais da competição que iniciou no dia 09 do mês em curso.

A Guiné-Bissau perdeu por 2-0 contra a Nigéria e fica pelo caminho, no terceiro lugar, com um ponto, tal como o Sudão, e em 4.º.

A 33.ª edição da Taça das Nações Africanas estava marcada para 2021, acabou por ser adiada para 2022, para não coincidir com a Copa América e o Euro’2020, que também foram adiados, devido à pandemia da Covid-19.

Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário