segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

PR da Guiné-Bissau promulga Lei de Orçamento Geral de Estado

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, promulgou hoje a Lei de Orçamento Geral do Estado para este ano, segundo uma nota à imprensa divulgada pela Presidência guineense.

"O Presidente da República da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embaló, promulgou, hoje, dia 31 de janeiro de 2022, a Lei de Orçamento Geral do Estado para o ano de 2022", refere a nota.

O Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2022 da Guiné-Bissau foi aprovado no parlamento em dezembro.

A proposta do Orçamento Geral do Estado para 2022 tem o valor de cerca de 246 mil milhões de francos cfa (cerca de 375 milhões de euros), contra os 386 milhões de euros aprovados em 2021.

O OGE regista um défice de cerca de 67 mil milhões de francos cfa (cerca de 102 milhões de euros).

A proposta apresentada pelo Governo prevê um maior controlo nas despesas com impacto na massa salarial, nomeadamente a "suspensão de novas admissões, contratações, reclassificações, equiparações, promoções, movimentação do pessoal diplomático e mudanças de categoria".

O orçamento vai também "limitar a concessão de isenções fiscais e aduaneiras, mais especificamente sobre os combustíveis" e restringir "novas obras de reabilitação com exceção das áreas sociais" e "despesas de aquisição de bens e serviços".

Dos 246 mil milhões de francos cfa, 56,8% são destinados a despesas correntes com salários, bens e serviços, juros e transferências, 29% a despesas de investimento e 14,2% a encargos do Tesouro Público.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário