segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

PM da Guiné-Bissau felicita António Costa por maioria absoluta

Foto/arquivo
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Gomes Nabiam, felicitou hoje o seu homólogo português, António Costa, pela vitória do PS nas legislativas de domingo com maioria absoluta.

"Foi com enorme satisfação que tomei conhecimento da vitória, com maioria absoluta, do PS nas eleições legislativas", refere Nuno Gomes Nabiam, numa carta enviada ao secretário-geral do PS, e divulgada à imprensa.

Segundo o primeiro-ministro guineense, a vitória do PS "foi um claro e muito expressivo voto de confiança do povo português" nas "capacidades de liderança" de António Costa "para continuar a caminho do desenvolvimento sustentável" de Portugal.

O PS alcançou a maioria absoluta nas legislativas de domingo e uma vantagem superior a 13 pontos percentuais sobre o PSD, numa eleição que consagrou o Chega como a terceira força política do parlamento.

Com 41,7% dos votos e 117 deputados no parlamento, quando estão ainda por atribuir os quatro mandatos dos círculos da emigração, António Costa alcança a segunda maioria absoluta da história do Partido Socialista, depois da de José Sócrates em 2005.

O PSD ficou em segundo lugar, com 27,80% dos votos e 71 deputados, a que se somam mais cinco eleitos em coligações na Madeira e nos Açores, enquanto o Chega alcançou o terceiro lugar, com 7,15% e 12 deputados, a Iniciativa Liberal (IL) ficou em quarto, com 5% e oito deputados, e o Bloco de Esquerda em sexto, com 4,46% e cinco deputados.

A CDU com 4,39% elegeu seis deputados, o PAN com 1,53% terá um deputado, e o Livre, com 1,28% também um deputado. O CDS-PP alcançou 1,61% dos votos, mas não elegeu qualquer parlamentar.

A abstenção desceu para os 42,04% depois nas legislativas de 2019 ter alcançado os 51,4%.

Conosaba/Lusa

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau


Acabo de enviar uma mensagem de
felicitações
calorosas ao Senhor Secretário Geral do Partido Socialista Português, Dr. António Costa, pelo notável e brilhante vitória nas eleições legislativas deste domingo em Portugal.
GOVERNAR PARA TODOS
3️⃣1️⃣ 0️⃣1️⃣ 2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣✔



Sem comentários:

Enviar um comentário