terça-feira, 25 de janeiro de 2022

TENENTE CORONEL DAMIBA É O NOVO HOMEM FORTE DE BURKINA FASO



O tenente coronel Paul Henri Sandaogo Damiba, que derrubou o presidente, Roch Marc Christian Kaboré, esta segunda-feira, 24 de janeiro de 2022, é um oficial na vanguarda da luta contra o terrorismo desde os primeiros ataques em 2016.

A revolta dos soldados no quartel que começou na noite de sábado para domingo, 23 de janeiro de 2022, contra o presidente Roch Marc Christian Kaboré terminou, com a tomada de poder por um grupo de militares liderado por Tenente Coronel Damiba.

Na tarde desta segunda-feira, na sua declaração de tomada de poder, o Movimento Patriótico de Salvaguarda e Restauração (MPSR) do tenente-coronel Paul Henri Sandaogo Damiba criticou o regime de Kaboré pela sua “manifesta incapacidade de lidar eficazmente com a deterioração da situação de segurança”.

Damiba que é oficial sênior de infantaria do exército de Burkinabe está envolvido desde as primeiras horas na luta contra os terroristas desde janeiro de 2016.

Participou do treinamento operacional de quase todas as unidades especiais do Exército engajadas na luta contra o terrorismo, apurou a Agência de Informação de Burkina (AIB) de várias fontes.

O tenente coronel Damiba foi comandante de corpo do 11º Regimento de Infantaria de Comando (RIC) de Dori e comandante do 12º Regimento de Infantaria de Comando (RIC) de Ouahigouya. É desde 3 de dezembro de 2021, o comandante da terceira região militar, com sede em Ouagadougou (Centro) com filiais em Koudougou (Centro-Oeste), Fada N’Gourma (Leste) e Manga (Centro-Sul).

O ex-elemento da extinta Regimento de Segurança Presidencial que se opôs ao putsch de 2015, também foi Chefe de Corpo do 30º Regimento de Apoio e Apoio de Comando no Campo General Baba Sy .

O seu promotor, tenente-coronel Mohamed Emmanuel Zoungrana, ex-comandante de corpo do 12º Regimento de Infantaria de Comando e comandante do setor ocidental do grupo das forças de segurança do Norte, foi preso em 8 de janeiro deste ano por uma suposta tentativa de golpe.

Assim como o tenente-coronel Mohamed Emmanuel Zoungrana, o novo homem forte de Burkina Faso é escritor.

Damiba é o autor de livro intitulado “Exércitos da África Ocidental e Terrorismo: Respostas Incertas?” publicado por Editions des Trois Colonnes em 28 de junho de 2021.

“Neste primeiro ensaio literário, ele descreve e apresenta sua análise tanto das particularidades do terrorismo da África Ocidental quanto das respostas fornecidas pelos exércitos da região antes de emitir um julgamento crítico sobre os elementos censuráveis ​​das abordagens atuais”.

O tenente coronel Damiba é graduado pela Escola de Guerra de Paris e possui um mestrado em ciências criminais pelo Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (CNAM), bem como uma certificação de especialista em Defesa em gestão, comando e estratégia. É aluno do famoso analista e prolífico escritor, Alain Bauer.

In aib
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário