sábado, 22 de janeiro de 2022

MINISTRO DAS PESCAS ANUNCIA A INICIATIVA DE HARMONIZAR MULTAS DE PESCA COM A SUB-REGIÃO


O ministro das Pescas, Mário Fambé, anunciou esta sexta-feira, 21 de janeiro de 2022, que vai ser aumentada o valor da multa sobre as violações ou incumprimentos de leis de pesca na Guiné-Bissau, para harmonizá-lo aos de países da sub-região, realçando a necessidade de criar condições de trabalhos para a fiscalização do mar.

O ministro fez este anúncio durante o balanço de 21 dias da operação de controlo do mar e de estudo “no quadro de repouso biológico” iniciada desde o dia 01 de janeiro e que deverá terminar no final do mês.

Os dados apresentados indicam que foram apreendidos 56 navios, incluindo canoas de pesca nacionais e estrangeiras, bem como três navios de pesca de grande porte nas águas territoriais. Registou-se também sequestro de um dos elementos de fiscalização levado para a Guiné-Conacri.

O governante disse que os resultados recolhidos pelos técnicos envolvidos no estudo e fiscalização do mar são satisfatórios, contudo reconhece que não é um trabalho fácil.

Revelou que mais de duzentos navios exercem atividades de pesca nas águas da Guiné-Bissau. Acrescentou que esses navios fazem abastecimento de combustíveis através do cargueiro senegalês sem o consentimento das autoridades nacionais.

Explicou que não existe legislação que impede ou condiciona a entrada nas águas nacionais deste cargueiro senegalês, por isso disse que doravante o ministério determinará que todos os navios de pesca terão que ser abastecidos no país.

“Os navios terão que ser abastecidos em combustíveis no território nacional através da empresa vencedora do concurso que será lançado no próximo mês”.

O chefe de Estado Maior da Armada, Carlos Alfredo Mandungal disse que a apreensão de navios e canoas é o resultado do grande empenho dos seus homens que controlam o mar.

Realçou a importância da iniciativa “período de repouso”, acrescentando que o período do fecho poderia ser alargado para três meses. Contudo reconhece que para isso seria preciso grandes investimentos logísticos.

Recorde-se que nesta operação estão envolvidos agentes da Guarda Costeira, da Marinha, da FISCAP e do Centro de Investigação Pesqueira Aplicada, que estão a conduzir as operações de 30 dias do período determinado pelo governo para o repouso biológico divididos em três frentes: sul, norte e centro.

Por: Epifânia Mendonça
Foto: E.M
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário