segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Dia da Mulher Guineense/PAIGC encoraja mulheres guineenses a aproveitarem a oportunidade de conquistar lugares que merecem

Bissau, 31 jan 22 (ANG) – O Secretário Nacional do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) encorajou as mulheres do partido, reagrupados na União Democrática das Mulheres (UDEMU) e todas mulheres guineenses em geral à aproveitarem esta oportunidade única de conquistarem os lugares que merecem, enquanto pilares de qualquer sociedade clássica, que aposta no bem-estar e na prosperidade dos seus cidadãos.

Ali Hijazi fez este encorajamento no acto oficial do evento comemorativo do Dia da Mulher Guineense, assinalado no Domingo 30 de janeiro, sob o Lema "Mulher Guineense Enquanto Promotora da Democracia e do Desenvolvimento".

Surtentou que, as mulheres para serem pilares de qualquer sociedade clássica, não basta somente a luta que tem travado para eliminar os preconceitos de estigma e discriminação, mas é preciso que elas apostem na formação, dedicação e participação nas actividades que dão acesso as esferas da decisão e liderança.

Aquele responsável realçou o papel determinante que as mulheres têm tido nas diferentes etapas da Luta da Guiné-Bissau, reiterou que a mulher guineense cumpriu até aqui a missão que lhe foi confiada nas diferentes etapas da afirmação da Guiné-Bissau como Estado livre e independente.

“Contudo, um grande desafio foi projectado a vossa frente, com a aprovação da Lei da Paridade em 2018, que vem incentivar a vossa luta para estarem nos lugares de decisão com uma quota de participação de 36 por cento, dando o vosso contributo no desenvolvimento do país”, sustentou Ali Hijazi.

Disse que o lema das comemorações, para além de constituir um desafio para as mulheres do seu partido configura um despertar de consciências, sobre a atenção que a camada feminina deve merecer em reconhecimento das suas acções e conquistas em três etapas diferentes.

“O papel histórico e heróico para obtenção da independência, lutando lado a lado com os homens, numa epopeia em que se evidenciaram as heroínas como Tigtina Sila, Canhe Nantungue, Tereza Badinca, Carmem Pereira, entre outras figuras destacadas na Luta do Povo contra o jugo colonial”, frisou.

Acrescentou ainda a sua contribuição na luta para a afirmação da Democracia e do Estado de Direito democrático; finalmente, o seu engajamento no desenvolvimento, assumindo-se como um verdadeiro activo na economia informal “ no qual temos a destacar mulheres micro-empreendedoras como comerciantes, bideiras, entre outras actividades económicas) assegurando não só o sustento nos respectivos agregados, mas contribuindo, igualmente, para a economia do país”.

Hijazi sublinhou que, enquanto um dos dirigentes do PAIGC, inspirados no pensamento de Amílcar Cabral e nas orientações políticas do Presidente do partido Domingos Simões Pereira, frisando que, os caminhos e as portas estão abertas para as mulheres do referido partido assumirem a responsabilidade do país.

Afirmou que, para este desiderato, devem saber encarar a aposta na formação e auto-conhecimento como metas e seja capazes de revelarem mais determinadas nas actividades politicas, sociais e económicas.

Terminou o seu discurso com a homenagem a todas as mulheres guineenses, em jeito de reconhecimento do papel cívico que tem tido na consolidação da jovem democracia, assim como a contribuição que têm tido como um dos principais activos da Economia e do processo do Desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Conosaba/ANG/DMG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário