domingo, 21 de junho de 2020

WANEP-GB QUER REVISÃO DA LEGISLAÇÃO DA DROGA

A Rede Oeste Africana para Edificação da Paz quer incentivar o governo da Guiné-Bissau a rever as suas estratégias de comunicação e as legislações em matéria de droga.

O apelo da rede foi ouvido na conferência de imprensa que antecipa o dia mundial das drogas, no dia 26 de Junho, este ano o lema é “ Apoiar e não punir”. O dia visa a reflexão sobre o tema da droga e a mobilização para a acção, relembrando que é necessário uma atitude positiva para enfrentar este problema.

Na comunicação à Imprensa, a Coordenadora de WANEP-GB, Denise dos Santos Indeque, considera que a comercialização e o consumo da droga aumentaram na Guiné-Bissau, apesar dos recursos consideráveis afectados ao seu controlo.

“Seria bom a implementação cabal deste decreto, porque na verdade os riscos sociais, de saúde e de criminalidade no seio dos jovens guineenses relacionados com a droga são preocupações centrais da Rede Oeste Africana para Edificação da Paz (WANEP) e da opinião pública. A comercialização e o consumo de drogas aumentaram na Guiné-Bissau, apesar dos recursos consideráveis afectados ao seu controlo. O papel dos responsáveis políticos deve então consistir em utilizar a forma mais eficaz, os recursos disponíveis e alcançar os objectivos centrais da política em matéria de droga, ou seja um elevado nível de protecção da saúde, de coesão social e de segurança pública guineense”, explica.

Por isso, tem como objectivo principal no quadro da celebração do dia mundial de luta contra a droga incentivar o nosso governo a rever as suas estratégias de comunicação e as legislações em matéria de droga para alcançar um objectivo-chave: mais segurança, melhor saúde pública para um nível de desenvolvimento mais elevado”

Para Denise dos Santos Indeque existem objectivos específicos da criação de um comité nacional para rever a legislação em vigor em matéria de droga…

“E este objectivo principal será decifrado em objectivo específicos tais como a criação de um comité nacional para rever a legislação em vigor em matéria de droga e recomendar alterações às políticas neste domínio; analisar as pratica policiais e facilitar o exercício do poder discricionário da polícia optando pelo encaminhamento das pessoas para os serviços de saúde e de redução de danos, em vez de as prender”

WANEP-GB o seu objectivo específico visa sensibilizar os decisores políticos, os líderes religiosos, os responsáveis pela aplicação das leis e os responsáveis da saúde pública, os juízes e advogados sobre a política da droga e para os seus efeitos sobre a saúde.

Por: Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário