quarta-feira, 24 de junho de 2020

APÓS QUATRO DIAS, O PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU REGRESSOU ESTA NOITE À BISSAU E FAZ BALANÇO DA VIAGEM

Presidente da república regressou esta noite à Bissau após quatro dias de visita de trabalho a Turquia e Qatar. Umaro Sissoco Embaló acompanhado por um importante delegação governamental disse ter conseguido apoios para vários setores do desenvolvimento e combate à corrupção. O Chefe de Estado anunciou a nomeação para breve do Embaixador da Guiné-Bissau em Angola e a abertura de Embaixadas da Turquia e Qatar em Bissau, e vice-versa.


Conosaba/Aliu Cande



SISSOCO ANUNCIA QUE A TURQUIA COMPROMETEU-SE EM APOIAR A CONSTRUÇÃO DO NOVO AEROPORTO INTERNACIONAL
O Chefe de Estado guineense, Úmaro Sissoco Embaló, anunciou que o governo turco comprometeu-se em apoiar o governo da Guiné-Bissau na construção do novo aeroporto internacional, bem como de um hospital de referência no país.
Embaló fez este anuncio esta noite, 23 de junho de 2020, no aeroporto internacional Osvaldo Vieir, depois do seu regresso de visita de três dias à Turquia  e ao Qatar. Na sua visita, o chefe de Estado fez-se acompanhar da ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa, do ministro das Finanças, João Aladje Fadia e dos membros do seu Gabinete, Soares Sambú e Califa Soares Cassamá.
O presidente da República, explicou aos jornalistas na sua declaração que, no encontro de trabalho mantido com o seu humólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, abordaram a questão da política internacional em particular  do conflito na Líbia. Lembrou na sua comunicação que antes da sua deslocação à Turquia, reuniu-se com o Presidente Dinnis Sassou Nguesso, indigitado pela União Africana como mediador da crise líbia.
Embaló informou que falaram igualmente da cooperação entre os dois países, tendo anunciado que o governo turco comprometeu-se em apoiar o Estado da Guiné-Bissau na construção do novo aeroporto internacional, como também apoiar na construção de um hospital de referência no país.
Vamos receber igualmente um grande apoio para os setores da defesa e da segurança. Vou orientar o governo a estabelecer contatos com o governo turco para efeito da materialização de tais apoios”, espelhou.
Assegurou que o governo pretende abrir uma Embaixada na Guiné-Bissau, pelo que a Turkia pediu às autoridades guineenses para abrirem também uma Embaixada na Turquia.
Relativamente à sua deslocação ao Qatar, informou que aquele país asiático manifestou a vontade de abrir a sua Embaixada na Guiné-Bissau. Acrescentou que o Emir de Qatar, disse estar disponível para apoiar o país a para abrir a sua Embaixada em Qatar.
Vamos nomear brevemente um Embaixador em Angola, porque já temos a Embaixada, Angola tem a sua Embaixada aqui e nós devemos nomear também um Embaixador naquele país”, assegurou o Chefe de Estado, para de seguida sublinhar que a relação entre a Guiné-Bissau e Angola ultrapassa-lhe a ele e ao Presidente João Lourenço.
Realçou que os dois países que visitou mostraram igualmente a vontade de apoiar o relançamento económico da Guiné-Bissau. 
Em relação ao combate a corrupção que diz ser o seu lema, explicou que haverá apoios importantes para a Polícia Judiciária, porque “se a Polícia Judiciária está bem capacitado com meios, então a economia do país vai andar no bom caminho”.
“A Polícia Judiciária é um elemento de apoio que devemos ter para o desenvolvimento da Guiné-Bissau. O ministério Público deve ser forte, bem como deve haver justiça para todos. As pessoas não têm a noção que a corrupção é pior que o coronavírus ou a cólera. Por isso, vamos dar todo o tipo de apoio a Polícia Judiciária e ao serviço de informação”, disse.
“Pedi ao Emir de Qatar que nos apoie em os recursos necessários para equipar a Polícia Judiciária, ou seja, o setor da justiça em geral. Devemos transformar a Guiné-Bissau em Singapura de África”, contou. 
Por: Assana Sambú
Conosaba/Odemocrata




Sem comentários:

Enviar um comentário