domingo, 28 de junho de 2020

COVID-19 MEDUNHO POM NO SIGUI CONSIDJU DE AUTORIDADES GUIANENSES.



Por: yanick aerton

Opinar sobre os o estado das coisas no país, neste caso, da nossa querida Guiné-Bissau, é dever de qualquer cidadão, principalmente daquele cidadão que felizmente teve a oportunidade de estudar e ter conhecimento de quais são as obrigações dos Guineenses chamados a governar, com o exclusivo objectivo de promover o desenvolvimento e garantir o bem-estar das populações. Significa dizer, SERVIR O POVO E NÃO SERVIR-SE do cargo para ilicitamente acumular bens, através de roubo, só pelo facto de que a justiça não funciona e o acto criminoso cometido, ainda que passível de responsabilização criminal, ta fica suma Mon di sal na iagu, devido a impunidade.
A criação do alto comissariado para o COVID 19, foi uma das medidas mais acertadas, mas é preciso que todos nós Guineenses nos engajemos para se conseguir o esperado sucesso e estarmos também atentos àqueles que, a todo custo, estão a trabalhar ou vão trabalhar para que essa instituição fracasse, como estamos habituados neste país di mandjuandadi di kakri na cabaz.
Nessa titânica luta, o sector com maior papel, pelo menos, na vertente comunicação em geral, são os órgãos públicos e provados.
Os órgãos de comunicação social, públicos e privados, devem consagrar 70% do seus programas na sensibilização, sem prejuízo dos seus compromissos publicitários, porque temos que bombardear as populações com programas educativos para que compreendam que todo o cuidado e pouco. Para isso e preciso que o governo assista financeiramente esses órgãos para poderem cumprir com o seu papel neste período em que a sua contribuição e mais do que um imperativo de ordem profissional, moral, ética e humanista.
Se essa aposta for conseguida, antes do fim deste VI estado de emergência, veremos diminuídos consideravelmente as contaminações e perda de recursos humanos, que muita falta fazem, face aos gigantescos desafios que o país tem pela frente.
A intervenção dos órgãos de comunicação social e muito limitado, havendo por isso necessidade urgente de suprimirem alguns programas que, ainda que importantes, dando prioridade á campanha de sensibilização em curso no pais sobre o COVID 19.
O apelo que aqui se faz é de todos nós nos unirmos e nos transformar-nos em agentes de saúde, como costuma dizer a alta comissária, Dra. Magda Nely Robalo, que tem na sua equipa quadros de reconhecida competência.
Sincero voto de rápidas melhoras para os que estão internados nos diversos hospitais e glória eterna àqueles que nos deixaram, levados por este GRANDE FUTSERU DI CORONAVIRUS!
NO FASSI SUMA COTA Pere cassama cu cota samba balde de saúde sempre cu mascara pá preveni covid-19

 PA I FIGA CANHOTA!

Sem comentários:

Enviar um comentário