quinta-feira, 25 de junho de 2020

VIª RENOVAÇÃO DO ESTADO DE EMERGÊNCIA

Por um período de 30 (trinta) dias, de 26 de Junho à 25 de Julho.
Caros compatriotas,

Fidjus di Guiné,
Há quinze dias, renovei, pela quinta vez, o período de vigência do estado de emergência em todo o território nacional por causa do COVID-19 que, infelizmente, ainda se encontra entre nós.
Enquanto Presidente da República, não posso deixar de assinalar que, durante a vigência da quinta renovação do estado de emergência, registaram-se melhorias significativas na prevenção e no combate ao novo coronavírus, fruto do sacrifício, colaboração e espírito patriótico demonstrado pela nossa população.
Constato, com agrado, o uso generalizado de máscaras de proteção individual nos transportes e locais públicos, no entanto, o cumprimento das regras de distanciamento físico, de colocação de produtos de higienização nos transportes e locais públicos e do horário da circulação para a compra e venda de bens essenciais ficaram aquém do desejado.
Nha Ermons,
Tenho a consciência do impacto que as medidas impostas pelo estado de emergência, para conter e combater o COVID-19 estão a ter nas nossas vidas e em todos os setores da vida nacional, nomeadamente, na economia, educação, agricultura e transportes.
Mas, face a este inimigo invisível, que resiste em não desaparecer, temos que, a bem da saúde pública e proteção da vida humana, continuar a adotar algumas medidas restritivas dos direitos, liberdades e garantias.
Tem que ser assim, fidjus di Guiné, caso contrário corremos o risco de perder o controlo da situação, deitando por terra todas as conquistas já alcançadas.
Por isso, após ter apreciado o parecer do Alto Comissariado da Luta Contra o COVID-19 e do Governo, tomei a decisão de renovar, pela sexta vez, o estado de emergência em todo o território nacional.
Fidjus di Guiné,
· O aumento significativo de novos casos de infectados e de mortes pelo novo coronavírus;
· A expansão da pandemia para novas regiões sanitárias e;
· O início da época das chuvas em que há, geralmente, um aumento da mortalidade da nossa população, com registos de números significativos de infeções respiratórias altas e o paludismo;
· São as principais razões para esta sexta renovação do estado de emergência.
Tal como aconteceu desde a declaração do estado de emergência no mês de março, o Governo irá adotar medidas regulamentares, conciliando a prevenção e o combate ao novo coronavírus com a necessidade imperiosa de evitar o colapso da economia e prevenir à fome.
Caros compatriotas,
Fidjus di Guiné,
Termino esta comunicação apelando o cumprimento rigoroso das medidas que o Governo irá adotar para regulamentar esta sexta renovação do estado de emergência.
Venceremos o COVID-19 e juntos celebraremos dias melhores.
Viva a Guiné-Bissau!
Muito Obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário