quarta-feira, 24 de junho de 2020

MÁRIO FAMBÉ MANIFESTA-SE PREOCUPADO COM A EXISTÊNCIA DE UMA CÉLULA MILITAR LIGADA A UM PARTIDO POLÍTICO

O Secretário de Estado da Ordem Pública, Mário Fambé, mostrou-se preocupado com as informações veiculadas nas redes sociais sobre a eventual existência de uma célula militar ligada a um partido político, porque “a situação representaria uma ameaça à segurança nacional e  sub-regional”.

Fambé fez essas considerações durante a cerimónia da entrega de produtos de higiene oferecidos pela Cruz Vermelha Internacional e 1300 máscaras caseiras doadas pela associação de alfaiates da Guiné-Conacri no país aos elementos da Guarda Nacional (GN) e da Polícia de Ordem Pública (POP). 
Mário Fambé reagia assim esta terça-feira, 23 de junho de 2020, às declarações do deputado do PAIGC, Wasna Papai Danfa, que seguia na mesma viatura com o empresário Armando Correia Dias (Ndinho), preso no sábado, 20 de janeiro de 2020, supostamente na posse de duas armas “AK-M”, quatro carregadores e uma arma branca (punhal), todos de uso militar. Horas depois da detenção do empresário Ndinho, Wasna Papai Danfa terá acusado os agentes da Polícia de Intervenção Rápida de serem os responsáveis pela colocação das duas armas de fogo na viatura.
O governante explicou na sua comunicação que não queria tecer considerações sobre o mesmo assunto, dado que a Polícia da Investigação Criminal do Ministério do Interior já fez o seu trabalho e entregou todo o processo ao Ministério Público. 
“Uma pessoa pode ser detida em flagrante delito, mas mesmo assim pode oferecer  resistência enegar o crime cometido e que levou a sua detenção”, disse, para de seguida lembrar que o Ministério do Interior tem a missão de garantir a segurança à população, permitir o exercício dos direitos da liberdade, garantir a ordem e a prevenção da criminalidade, a fim de permitir que os cidadãos durmam sossegados.
“É meio confuso dizer que as armas foram colocadas na viatura por outra pessoa! É bom lembrar-vos que a operação decorreu no período do dia e em frente ao Ministério do Interior… como é que uma pessoa vai colocar duas armas e uma faca (punhal) na viatura ? Alguém pode dizer que as armas foram colocadas na viatura? Quero garantir que o Ministério do Interior está ciente do seu trabalho, por isso já encaminhou todo o processo para o Ministério Público”, contou.
Fambé disse que a operação que culminou com a detenção do dirigente dos libertadores (PAIGC) Ndinho, é um trabalho iniciado há três meses.
“O trabalho deste ministério é garantir a segurança a toda população, portanto acompanhou bem todas as movimentações de Ndinho e de outras pessoas e a investigação desencadeada culminou com a detenção de Ndinho”, contou.
O Secretário de Estado da Ordem Pública denunciou a existência de uma célula portandomáscaras no rosto como se de “Ninja” se tratasse a dizer que há uma célula militar ligada a uma formação política na Guiné-Bissau. Considerou grave a situação que, na sua observação, “representa uma ameaça a segurança nacional e sub-regional”.
“Queremos ouvir as reações dos responsáveis daquela formação política sobre esse assunto”, diz o governante, mas sem, no entanto, avançar com mais pormenores sobre o nome do partido a que se referia.
Por: Assana Sambú
Foto: A.S
Conosaba/ODemocrata

Sem comentários:

Enviar um comentário