segunda-feira, 22 de junho de 2020

Covid-19: PORTUGAL E GULBENKIAN AJUDAM A REABILITAR PRODUÇÃO DE OXIGÉNIO EM HOSPITAL DE BISSAU

A Fundação Calouste Gulbenkian e o instituto Camões vão apoiar a reabilitação da unidade de produção de oxigénio no hospital de Cumura, Guiné-Bissau, no âmbito do combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus, foi hoje anunciado.

“O apoio, na ordem dos 35 mil euros, consiste na reabilitação da unidade de produção de oxigénio medicinal do hospital, atualmente inoperacional, que acolhe grande parte dos pacientes que sofrem de insuficiência respiratória, nomeadamente de COVID-19”, refere um comunicado conjunto da fundação e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

No âmbito do combate à covid-19, as autoridades guineenses afetaram três unidades hospitalares para receber doentes com covid-19, nomeadamente o Hospital Nacional Simão Mendes (público) e os hospitais de Cumura e Bor (da diocese de Bissau).


O hospital de Bor é o único que tem capacidade para fornecimento de oxigénio e os outros dois têm as suas unidades avariadas.


“O apoio atribuído vai permitir restaurar a capacidade produtiva de oxigénio medicinal, de forma gratuita, para as estruturas públicas do país, esperando-se que, até final de julho, possa ser reposto o abastecimento, de forma ininterrupta, às unidades de cuidados aos pacientes com covid-19 em três instituições sociais e públicas”, salienta-se no comunicado.


Num relatório divulgado no final de maio, o Programa da ONU para o Desenvolvimento alertou que o sistema de saúde do país pode colapsar devido à pandemia, que já infetou mais de 1.500 pessoas no país e provocou 17 vítimas mortais.


Segundo dados do relatório, a Guiné-Bissau, com quase dois milhões de habitantes, tem o segundo sistema de saúde mais frágil do mundo, a seguir à Somália, e tem várias doenças infecciosas, incluindo os valores mais altos de prevalência de sida e tuberculose da África Ocidental.


O hospital de Cumura é também uma unidade de referência no país para o tratamento da tuberculose e do HIV.








In lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário