terça-feira, 10 de março de 2020

Guiné-Bissau: Colapso total - Dr. Fadia, estamos com uma divida de 140 bilhões, quando sai daqui so tinha deixado divida global de 80 bilhões! Não deixei salario atrasado e nem nos bancos, hoje herdei divida de 14 bilhões nos bancos e 7 bilhões de salario em atraso...



Ministro das Finanças diz que herdou o tesouro público à “beira de colapso”

Bissau,10 Mar 20(ANG) – O ministro das Finanças afirmou que herdou o tesouro público numa situação que considera  à “beira do colapso”, com uma dívida com os bancos comerciais do país a ascender os 14 mil milhões de francos CFA.


João Aladje Mamadu Fadia, em declarações à imprensa, durante a visita que o Primeiro-ministro Nuno Nabiam efectuou hoje ao ministério que tutela, explicou  que o referido montante está dividido em dois grupos, sendo um proveniente de descobertos das contas correntes que ascendem aos 6,8 mil milhões de CFA e  as dívidas de curto prazo, dentre elas de garantias  da compensação financeira das pescas com a União Europeia, na valor de 7,6 mil milhões de francos cfa para o ano em curso.

O titular da pasta das Finanças informou ainda que tem ainda em cima da mesa para pagar  dívidas já liquidadas pelo tesouro mas que aguardam o pagamento no valor 7,8 mil milhões de francos cfa, dentre os quais 6,1 mil milhões de cfa se relacionam ao pagamento de salários de Fevereiro, ainda não pagos aos servidores do Estado.

“Portanto temos neste momento 14 mil milhões de francos CFA para pagar os Bancos, 7,8 mil milhões para as despesas já liquidadas entre as quais os salários, e somando tudo isso, perfaz quase 22 mil milhões de francos CFA que temos que lidar nesta altura”, disse.

O governante referiu que, globalmente, quando deixou a pasta das Finanças em Abril de 2018, o total de todas as responsabilidades em termos de dívidas deixadas era de 80,7 mil milhões negativos.

João Aladje Mamadu Fadia disse que hoje a situação actual é de 140 mil milhões globais, até ao dia 29 Fevereiro do ano em curso, acrescentando que saíram de 80 para 140 mil milhões de francos CFA em termos de dívidas de curto, médio e longo prazo
.
Disse que não se deve ter a ilusão de que as pessoas têm que sair de fora para  dar dinheiro ao país para pagar salários e fazer outras despesas, acrescentando que essa situação deve ser resolvida com as receitas internas. 

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário