terça-feira, 24 de março de 2020

NUNO GOMES NABIAN, LANTE NDAN FICHA LIMPA!

Por: mago yanick aerton
Engª. Nuno gomes nabian, presidente da APU-PDGB
Engª. Nuno Gomes Nabian, Primeiro-ministro.
Engª. Nuno Gomes Nabian, homi di diálogo.
Engª. Nuno Gomes Nabian, Campeão di consenso.
PM Nuno Gomes Nabian, facinu diskici di Dr. Caetano Ntchama, homi firme i competente!
PM Nuno Gomes Nabian, facinu diskici di Dr. Artur Sanha, Primeiro-ministro incorruptível!
PM Nuno Gomes Nabian, facinu diskici di grande líder Charles, Zidane, CADOGO Jr.
PM Nuno Gomes Nabian, facinu diskici di General El Mokhtar, cuta paga ba salario dia 18 di cada mis.
PM Nuno Gomes Nabian, facinu diskici finalmente di herói vivo, Combatente da Liberdade da Pátria, dirigente mas integro na história politica di Guiné-Bissau, cuca tene cumbossa, Engª. Carlos Correia.

Engª. Nuno Gomes Nabian, ncana djamuh nan deh, ma sin, nna lembantau nan di responsabilidade cu bu tene diante si és púbis aos.
Si aruz falta, si açúcar ca tem na mercado, si miséria aumenta, si stradas ca bali, si indisciplina tem, si coba mal continua, ica Presidente di República cuna tchulidu dedo. I nhu Primeiro-ministro, pabia anhu ki chefe di governo i presidente di considju di ministros nunde cu tudo ta dicididu nel.
Se há um primeiro-ministro que não direito a erro, esse primeiro-ministro é o Engª. Nuno Gomes Nabian, em quem os Guineenses hoje em dia depositam toda a sua confiança no que tange a governação. As razões são várias, além de ser um líder actualmente incontestável de uma das maiores comunidades que gostaria de ver o seu filho conseguir sucessos nunca dantes vistos, o Engª. Nuno Gomes Nabian, goza do apoio da maior comunidade, em termos demográficos e per capita, com a vantagem de ser formado nas duas maiores potências mundiais do tempo da guerra fria, a URSS e os Estado Unidos da América.
Que isso seja considerado promover sentimentos que não os que aqui se pretende, é mero infox e frustração. Mas isso é pura verdade porque as duas comunidades, matematicamente consideradas, constituem quase dois terços da população Guineense, embora na política nem sempre se pode basear nesse raciocínio.
A Guiné-Bissau dispõe de quadros altamente qualificados que podem perfeitamente acompanhar o Engª. Na sua complexa mas exaltante missão de resgate do país, desde que se abra a esses quadros, independentemente das suas formações politico-filosóficas, de origem étnico-religiosa, geográfica ou de condição socioeconómica, e não se deixe influenciar pela velha e perniciosa estratégia de se fazer rodear de shortsighted “incondicionais militantes”, que pouco têm a dar em termos de know-how.
Para além de poder beneficiar dos conselhos tanto do PR quanto do PANP, o Engª. Nuno tem a obrigação de ouvir também a voz do Zé Povinho e de analisar as suas “doléances”. O Engª. Nuno tem de ser um verdadeiro Premier que não vai criar um ambiente de mandjuandade com os seus ministros, como se de uma bancada de jovens se tratasse.
Que o Engª. Nuno deixe bem claro, desde já, aos membros que integram o seu governo de que existem apenas dois momentos ordinários em que podem ter um tete-a-tete, nas reuniões dos conselhos de ministros e durante as audiências semanais. Extraordinariamente, sempre que as circunstancias o exigirem, porque as questões da gestão diária dos ministros devem ser tratados orgânica e imperativamente com aquele que noutras realidades se chamado de Ministro-adjunto, no nosso caso, o MPCM e porta-voz do Governo.
Fora desse quadro, estaremos a cometer um grande amadorismo na governação. O MPCM e porta-voz do Governo é um “passage obligé”, o de facto executivo, como forma de dar tempo suficiente ao Primeiro-ministro para se concentrar nas grandes questões de índole politica.
Por isso, quando nos referimos, na introdução, aos primeiros-ministros que nos deixaram com saudades, é no sentido do Engª. Nuno dar o máximo de si, para não defraudar as expectativas dos Guineenses. Caso contrário, good bye, tanto à testa do Governo quanto na liderança da APU, porque terá provado aos Guineenses a sua incompetência e dar razão aos seus detractores, a começar pelos dirigentes da APU-PDGB que o traíram.

Com consideração e estima, exortamos ao PM Nuno Gomes Nabian para que mostre garra e raça, como um verdadeiro BRASSA e GUINEENSE

Deus proteja o Engª. Nuno Gomes Nabian, e ilumine o seu caminho para que consiga corresponder a esperança nele depositado por este povo que quer ver uma governação que promova a reconciliação nacional, o desenvolvimento e o seu bem-estar!
Please don’t let us down!
Viva Guinendadi!

Deus abençoe a Guiné-Bissau!


Sem comentários:

Enviar um comentário