terça-feira, 10 de março de 2020

ENG. NUNO GOMES NABIAM, PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU INSTA FORÇAS DE SEGURANÇA À PROTEGEREM ACTUAIS MEMBROS DO GOVERNO

Bissau,10 Mar 20(ANG) – O primeiro-ministro instou as forças de segurança à protegerem os membros do seu executivo, tendo lhes aconselhado a afastarem de querelas políticas.

Nuno Gomes Nabiam que falava hoje durante a visita que efectuou ao Ministério do Interior, disse que as forças de segurança não têm nada com a política mas sim devem apenas cumprir  a sua missão que é de garantir a ordem pública e estabilização do país.

“Qualquer Governo que aparecer, desde que seja da Guiné-Bissau deve ser assegurado pelas forças de segurança porque a vossa missão é de garantir a ordem para que a paz e tranquilidade possa reinar no país”, disse.

O primeiro-ministro salientou que receberam conselhos do Presidente da República no sentido de não perseguir e retalhar nenhum cidadão para que todos possam caminhar juntos para trabalhar rumo ao desenvolvimento.

Nabiam sublinhou que o seu executivo está determinado em trabalhar para equipar as Forças de Defesa e Segurança com meios indispensáveis para protecção da integridade territorial e dos cidadãos.
O primeiro-ministro afirmou que será rigoroso na gestão de coisas públicas, acrescentando que o seu Governo está a ser assegurado por três partidos, adiantando para o efeito que qualquer membro do executivo apanhado na prática de actos ilícitos será substituído de imediato.

“Não vamos permitir à ninguém  enriquecer à custa dos bens públicos. O país só pode conseguir a prosperidade quando cada um nós ao sair da sua casa para o local do emprego, tenha garantias de que o seu filho irá a escola, tem assistência médica e medicamentosa, entre outros bens essenciais”, disse Nabiam.


O primeiro-ministro sublinhou que o anterior Governo de Aristides Gomes saiu e deixou os cofres de Estado vazios, frisando que contudo estão a fazer diligências para pagar dois meses de salários na função pública dentro em breve.

Disse que o Presidente da República cessante José Mário Vaz sempre defendia  a política do “dinheiro do Estado no cofre de Estado”, salientando que o seu Governo vai continuar com essa politica, porque para que o país possa alcançar o desenvolvimento é preciso que cada cidadão viva com o seu ordenado.

Por sua vez, o ministro do Interior, Botche Candé enalteceu  a união prevalecente no seio de todos os elementos que compõe as forças de segurança daquela instituição.

Disse que actualmente não existe nenhuma divisão no seio das forças de segurança, adiantando que por isso estão determinados em cumprir as ordens dadas pelo primeiro-ministro, de forma a garantir a tranquilidade aos cidadãos.

O Primeiro-ministro visitou ainda o Ministério da Defesa Nacional e a Secretaria de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário