segunda-feira, 30 de março de 2020

COVID-19: GUINÉ-BISSAU JÁ COM 8 CASOS CONFIRMADOS

Dr Tomane Balde, confirma novo dados, e avança que já temos 8 casos de Covid-19 no país, sendo um deles deputado de PAIGC

A informação foi avançada por uma fonte da Comissão Interministerial de Combate à Corona-vírus, COVID-19.

Segundo a mesma fonte, os suspeitos são 32. Entre os infectados está um deputado da Nação.


Covid -19/ Centro de Operação de Emergência confirma 8 casos positivos em 40 suspeitos  

Bissau, 30 Mar 20 (ANG) – O Centro de Operação de Emergência  para Monitorização do  Covid-19, do Ministério da Saúde Pública anunciou hoje que foram analisados,  até Domingo, 40 amostras de casos suspeitos da doença sendo confirmados 8 casos positivos, e sem nenhum óbito.

Em conferência de imprensa sobre a evolução  da pandemia no país, a porta-voz da referida Comissão, Aissatu Forbs disse que foram analisados 23 pessoas dos quais  14 deram negativo e 6  positivo, somado  aos dois casos anteriormente  confirmados totalizam 8 casos de covid-19 a nivel nacional.

Adiantou que, há um caso ainda inconclusivo cuja análises será feita ainda hoje e que 17 outros estão ainda em curso ou seja por confirmar se são ou não casos de Coronavírus.

“Todos esses casos são importados por cidadãos estrangeiros, não havendo transmissões locais ou comunitário. Nos oito casos positivos, dois são estrangeiros, um de 44 anos e outro de 22, ambos de sexo masculino e os outros seis casos são nacionais todos infectados através de contactos com um amigo português”, explicou.

 Informou que entre os infectadas ainda estão uma pessoa de sexo feminino, uma criança de dois anos e os restantes com idades compreendidas entre 21 à 60 anos, todos do sexo masculino.

Aissato disse que  os estados clínicos dos infectados são considerados casos ligeiros e que, neste momento, estão a ser seguidas a partir das suas residências.

Forbs afirmou que a nível do país, foi criada uma Comissão Interministerial que vai trabalhar em colaboração com o Centro de Operação de Emergência em Saúde que reúne diariamente e que passa a informar a população sobre o evoluir da pandemia.

Segundo a  porta-voz do Centro de Emergência em Saúde, já existe um centro de atendimento e tratamento de casos de Coronavirus bem equipado que estará disponível para atender as pessoas a partir desta semana.

Disse que já está disponível números de emergências que são 1919 e 2020 para ligação grátis, caso houver um caso suspeito com sintomas parecidas com a doença.

Ainda informou que  foi criado 39 postos nas fronteiras desde Varela no norte do país até as ilhas Bijagós com uma equipa de monitorização das pessoas ,bem como a formação dos profissionais de saúde para dar resposta a pandemia.

A responsável voltou a pedir a população para evitar a auto-medicação, de aglomerações, e aconselha  as pessoas com casos positivos a usarem máscaras para evitarem a contaminação dos familiares.

Aissato Forbs pediu a população para não descriminar os infectados  com Covid-19, que se lave  sempre as mãos  bem,  desinfectar as roupas depois do regresso à casa, e informar a autoridades caso haja alguém que entrou clandestinamente ao país.

Conosaba/ANG/MSC/ÂC//SG





Sem comentários:

Enviar um comentário