segunda-feira, 23 de março de 2020

NUNO GOMES NABIAN, THE STRONG MAN



Por: mago yanick aerton

CAMARADA NUNO GOMES NABIAN, PRIMEIRO – MINISTRO.
CAMARADA NUNO GOMES NABIAN, CHEFE DO GOVERNO.
CAMARADA NUNO GOMES NABIAN, PREDISENTE DO CONSELHO DE MINISTROS.

Quando decidimos abraçar, todos nós, oriundos das várias formações político-partidárias, de movimentos dos candidatos independentes e de personalidades individuais, o projecto do candidato do MADEM G15, o General UMARO EL MOKHTAR SISSOCO EMBALO, contra o candidato do PAIGC, Engª, DOMINGOS SIMÕES PEREIRA, que representa o EIXO DO MAL, era no sentido de convergirmos esforços para que após a conquista da vitória eleitoral, pudéssemos formar um governo composto pelas maiores capacidades disponíveis nos vários quadrantes, mas com mãos limpas, íntegros, disponíveis e determinados, para mudar definitivamente esta imagem negativa do país, e promover o desenvolvimento e o bem-estar das populações.
Para isso, tinha que haver à testa da governação, uma liderança forte, esclarecida, determinada, ambiciosa e despida de quaisquer intenções de interesses meramente materialistas, em detrimento dos objectivos para os quais foram escolhidos e nomeados os membros do governo para exercerem o poder em nome do povo.
Camarada NUNO GOMES NABIAN, o General Presidente nunca será um entrave ao livre e concertado exercício das funções do Primeiro-ministro, porque foi Primeiro-ministro e sabe perfeitamente quais as dificuldades que um Primeiro-ministro encontra quando não é devidamente apoiado pelo mais alto magistrado da Nação.
Este jovem General Presidente da República vai ser respeitador dos princípios de separação e interdependência dos poderes, e nunca irá interferir inoportunamente na esfera do dia-a-dia da governação, isto é, aventurar-se na presidencialização do governo. Significa dizer que o Presidente vai presidir, e o Governo vai governar, ainda que sempre que as circunstâncias o exijam, haja a imperiosa necessidade de uma concertação prévia antes de tomada de medidas de fundo.
Mas há uma coisa importante que o camarada NUNO GOMES NABIAN deve sair, e sabemos que está perfeitamente consciente disso, pabia ninguin ca ta sina padre rassa missa. A governação é a capacidade de prever, antecipar e agir com oportunidade. Mas nesse particular, como parceiros, não podíamos ficar indiferentes ao momento politico que vivemos sem levantar as nossas vozes para aconselhar o camarada Primeiro-ministro a agir com mais energia, oportunidade e timing, por forma a desencorajar quaisquer veleidades da parte de alguns elementos mal-intencionados (nem todos, pois não há regra sem excepção), do EIXO DO MAL, liderado pelo antigo Primeiro-ministro, que neste momento está escondido nas instalações da UNIOGBIS a mandar bocas impunemente, aproveitando-se di padrindadi di NHU NUNO, quando o seu lugar devia ser atrás das grades a espera para prestar contas.
Nós sempre dissemos que os agentes que estavam encarregues de vigiar o Aristides Gomes deviam ir todos para a cadeira, a não ser que não tivessem recebido ordens superiores para não o deixar sair da casa, sem autorização prévia.
Qual era o medo de se tomar essa decisão? Há aquela máxima: si aguin garandi dispi calça, i pá…. Djanan, porque o objectivo é esse. Medo do governo ser criticado ou acusado de perseguição? E quem é que vai responder agora pelos danos causados a economia da Guiné-Bissau, se os protagonistas foram deixados abandonar o país ou, no caso do ARISTIDES ZAMBRANO, esconder-se nas instalações da UNIOGBIS? Ou Ina fica suma Mon di sal na iagu, Se será assim, então devolvamos o poder ao PAIGCe cabanta dja nan rebenta cu no vida.
O Camarada NUNO GOMES NABIAN não pode esperar que o General Presidente da República venha desempenhar o seu papel, porque ele não é o Primeiro-ministro, porque estaria a violar o seu juramento. Há erros políticos, até pequenos, que custam caro e esses erros estão a acontecer neste momento com a governação do Primeiro-ministro Engª NUNO GOMES NABIAN. Onde está a firmeza, o timing na tomada de decisões?
Camarada NUNO GOMES NABIAN, a sua capacidade de liderança está a ser testada e tem que agir já, para não defraudar as expectativas. Ou a cada passo que pensa dar, vai esperar pelo General Presidente? Ahhhhh. Se é assim, anta sabon furo ca labanu inda; se é assim então nunca mais e Sábado.
O Camarada NUNO GOMES NABIAN, estudou muito bem o Marxismo-Leninismo, e sabe que a meia revolução não é revolução nenhuma. E desculpa que o digamos, sem ofensa nenhuma, a não ser que o objectivo que presidiu a aceitação do cargo seja apenas o de conseguir encher o seu CV.  
;Bu misti fola baca bu na medi si udju! Primeiro, bu na fural inda udju pá i sibi cuma bu ca sta na brincadeira. Exercício di poder politica ica padrindade.
O que é que ainda estão a fazer os governadores, os administradores, alguns directores gerais ou presidentes de institutos, os predadores na EAGB, PETROGUIN e outras empresas estratégicas geradoras de receitas?
Somos contra as nomeações por interesses meramente políticos que não contribuem senão para afundar as instituições, devido a impreparação dos nomeados, e nem baseadas em critérios étnico-tribais, religiosos, regionais, de nepotismo, de compadrio, etc.. Queremos, sim, nomeações baseadas em critérios que garantam uma boa gestão das instituições, com quadros competentes, com mãos limpas, quadros sem passados sujos como muitos que por aí estão a espreitar, porque salvo esta nova geração que assaltou o poder no PAIGC, aquele partido nunca produziu milionários como os que hoje estamos a assistir por aí, a construírem mansões, a comprarem hortas, a construírem bombas de gasolina, como se de empresários se tratarem e não de governantes, como se os departamentos a frente dos quais se encontravam gerassem minas de ouro ou de diamante.
Onde estão as declarações de bens dos governantes? E aqueles que declararem bens milionários, donde é que saíram com esses bens, se na altura da assunção de diversos cargos ao nível do Estado não eram empresários, não herdaram nada? Senão, o tio JORGE MANDINGA, teria declarado possuir bens de bilhões e não de milhões pabia i bin di lundju ma nunca i toma di Estado, como aconteceu no passado recente com a rapaziada. O JORGE MANDINGA, um quadro de referência, com que o país se sentiu orgulhoso no passado, devido a sua competência a patriotismo, foi dos primeiros directores gerais do Ministério das Obras Publicas, onde aliás estaria melhor encaixado, não fosse um governo de arranjos, que nem sempre produz os melhores resultados.
Se a partir de amanhã, dia 23 de Março de 2020, o Camarada NUNO GOMES NABIAN, não tomar as decisões de ruptura que se impõem, que não tenha dúvidas de que a sua passagem pela Prematura será considerada a pior de todos os anteriores Primeiros-ministros, e dará razão àqueles cépticos que nunca acreditaram na sua capacidade de liderança e que o consideram mais padre (não em termos pejorativos, mas sim no modus faciendi i modus operandi) do que um verdadeiro líder.
De Inglês, percebemos muito pouco, mas como quadro também Anglo-saxónico, porque é Russófono de formação académica inicial, queremos lembrar ao camarada NUNO GOMES NABIAN, Primeiro-ministro, o seguinte:
Time Is Money.
A velha sabedoria árabe ensina-nos o seguinte:
Não se deve adiar para amanhã aquilo que podemos fazer hoje.
Sacrificamo-nos muito no terreno pá és puder firma, por isso não queremos assistir ao naufrágio deste TITANIC, de novo.
Pa Deus libranu di és mufunessa, mas está a ser facilitada pela governação di moli moli di Nhu NUNO GOMES NABIAN, para quem temos muito respeito e consideração, e apoiamos com unhas e dentes para que tenha sucesso.
FORÇA CAMARADA NUNO GOMES NABIAN, PRIMEIRO-MINISTRO!
LUTA CONTINUA!
DEUS ABENÇOE A GUINE-BISSAU!

Sem comentários:

Enviar um comentário