quinta-feira, 26 de março de 2020

BO NA MITI MAL CU MINDJERIS!


Por: yanick aerton

O povo sempre que muda o sentido do seu voto fá-lo na perspectiva de ver algo diferente daquilo que assistiu antes de exercer esse seu direito de cidadania.
Significa isto dizer que, quando o povo decidiu votar na mudança, nas presidenciais de 2019, fê-lo para combater as má práticas de que os governos do PAIGC eram acusados, nepotismo, job for the boys, compadrio, nomeações em bases étnico-tribais e comunitaristas, clientelismo, etc..
Não estamos a apontar o dedo a quem quer que seja, mas sim alertar para que nas nomeações não se venha a verificar essas práticas. Porque já foi cometido um pecado imperdoável, porque não é normal sair-se de um governo que, em termos de género, foi comparado ao Ruanda e passar para este ratio que temos neste Governo.
Onde estão as nossas grandes mulheres? Grandes mulheres, dirigentes ou não, quadros femininos, com sólida formação académica e vasta experiência profissional, incorruptiveis, íntegras e patriotas?
É pena algumas formações políticas não terem aprendido ou estudado devidamente a lição da nossa gloriosa luta de libertação nacional, no que se refere a formação dos comités, e aqui destaca-se o nosso PRS, onde os homens são todo-poderosos e machistas que não dão oportunidade às suas mulheres para acederem a altos cargos de responsabilidade. Por uma razão muito simples. Para os homens do PRS, o aceso aos altos cargos de responsabilidade no Estado foi sempre uma oportunidade de se servirem do Estado e não servir os objectivos para que foram nomeados.
Os exemplos abundam. Veja-se por exemplo nas casas que constroem em menos de um ano de exercício do cargo, as bombas de gasolina que abrem aqui e acolá, os restaurantes, os transportes públicos, a serpente que misteriosamente ta nta nguli dinheiro nas finanças, etc..
Por isso, se chama a atenção desde já para que os candidatos a cargos de responsabilidade sejam escrutinados à lupa porque o que anima a muitos não é de servir, mas sim continuar a velha prática, uma vez que não há responsabilização criminal.
Se vamos repetir aquilo de que foram acusados os governos do PAIGC, liderados, primeiro, pelo DSP e depois, pelo Aristides Gomes, então devolvamos o poder a quem a conquistou nas urnas a 10 de Março de 2019, senão vão complicar a presidência do General, que quer ver o país governado na transparência, sem aqueles males contra os quais jurou solenemente lutar, porque em alguns departamentos já se começa a sentir esse cheiro nauseabundo.
Apesar de pertencermos a um partido cujo líder apoiou o outro lado, não vamos ficar de braços cruzados, sem criticar aquilo que vamos constatando e que na nossa perspectiva nos parece anormal, porque lutamos também com unhas e dentes para o surgimento deste novo poder.
Mas também vamos elogiar todas as acções que o governo liderado por Engª. Nuno gomes nabian leva a cabo e que contribua para resgatar o país do lamaçal em que foi colocado pela governação criminosa do Aristides Gomes, que neste momento devia estar atrás das grades e não a ladrar como um cão Salento nas instalações da UNIOGBIS.
Fica uma recomendação ao General Presidente, sem o seu porta-voz. Os Guineenses querem ver mais mulheres no Governo do que homens. Não é concebível pôr em causa todos os ganhos conseguidos ultimamente só porque fomos chamados a exercer num novo contexto, que por sinal e atípico. Compreendemos que o General Presidente tenha deixado passar desta vez porque estava sob forte pressão e não tinha tempo suficiente para reflectir sobre o assunto, mas na próxima remodelação, por favor não deixe passar e obrigue o PM,nuno gomes nabian a apresentar um elenco com pelo menos 51% de mulheres. Inspire-se, por favor, do seu grande Frére, o Presidente Paul Kagame.
Ou uma governação melhor do que a do PAIGC, ou então good bye!
Sabemos que não vai ser fácil devido a natureza do governo em que cada membro foi indicado pelo respectivo partido ou movimento, e não tenho dúvidas de que mais tarde a disciplina será difícil implementar-se, mas o Primeiro-ministro deve assumir plenamente a sua missão, sem complexos nenhuns.
Viva a meritocracia!
Viva a boa governação!
Abaixo o nepotismo!
Abaixo o clientelismo!
Abaixo a incompetência!
Abaixo o amadorismo!

Sem comentários:

Enviar um comentário