segunda-feira, 29 de outubro de 2018

MAIS UM ARTIGO Nº 9 de 2018 – NÃO NOS ESFORÇAM VOLTAR ESSE TEMPO, NÓS NÃO QUEREMOS - TODOS NÓS O QUE DEVEMOS FAZER? VEJAM IMAGEM, LÊEM O COMUNICADO DA MANIFESTAÇÃO DE 2012 - MALAM GOMES

DESTA VEZ - RECORRI IMAGEM NUMA DAS REUNIÃO SOBRE - PROBLEMÁTICA DA IMIGRAÇÃO em 2011 NA SALA DA NOSSA ANTIGA SEDE EM LISBOA.

VEJAM IMAGEM, LÊEM  O COMUNICADO DA MANISFESTAÇÃO DE 2012

Guineenses em Portugal manifestam contra este e outros golpes de estado
Associações guineenses em Portugal, através da sua comissão instaladora convocaram para esta tarde, em Lisboa, uma manifestação contra o último golpe de Estado militar na Guiné - Bissau

MAIS  DE 300 MANIFESTANTES EXIGIRAM LIBERTAÇÃO DOS DETIDOS 

Representantes da comunidade guineense em Portugal convocaram os seus cidadãos e saíram à rua em Lisboa para protestar contra o último golpe militar de 2012
Há lenços brancos na mão, e cartazes onde se lê “basta de golpes, basta de impunidade”, ou “comunidade internacional não nos abandone e nem abandone a Guiné-Bissau”. E há também uma canção dos tempos da luta de libertação que fala de união e de “lutar pela nossa terra”. mais de 300 guineenses juntaram na manifestação.

DN.pt - 17 Abril 2012 — 10:03

TÓPICOS - Guiné-Bissau -- Globo - CPLP

Acordo em Bissau leva a transição mais longa dois anos - GLOBO Marcelo Ribeiro de Sousa atual Presidente da República Portuguesa na altura era comentador político elogiou os – Bispos guineenses repudiam opção militar em Bissau
O protesto foi marcado para as 16.00, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém - Lisboa, pretendendo, segundo um comunicado, ser "uma resposta aos últimos acontecimentos na Guiné-Bissau, a favor do Estado de Direito, Paz, Democracia e Direitos Humanos, valores que estão a ser postos em causa no nosso país RGB e não aceitaremos duma maneira nenhuma".
Malam Gomes – Presidente da Comissão Instaladora de Federação das Associações Guineense em Portugal e da Comissão Organizadora de manifestação - Disse ao DN que após a manifestação serão entregue as cartas de repúdio dos Guineenses em Portugal - à Embaixada da República da Guiné – Bissau em Portugal, ao Ministério dos Negócios Estrangeiros Português, à CPLP, CEDEAO, União Africana, União Europeia e Nações Unidas – Somos contra este e os outros golpes de Estado, uso da força e favor da democracia, a paz e da estabilidade.
Esse resultou na detenção de vários membros de estado entre os quais o Ex- primeiro-ministro guineense e candidato vencedor da primeira volta das presidenciais guineenses, Carlos Gomes Júnior, que era candidato pelo Partido para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde. O (PAIGC). O golpe está a ser condenado pelos guineenses dentro e fora da porta, pela comunidade internacional, com destaque para Portugal, antiga potência colonial, a CPLP, UE, UA e a ONU -  NÓS Guineenses, condenamos com a veemência este e os outros golpes de estado, uso de forças, nepotismo, manipulação de opinião pública, corrupção e violação de direitos humanos, porque é contro a nossa Constituição, leis vigentes do país, as leis internacional e o estado de direito democrática os atores não devem esquecer que estamos no pleno Século XXI, essas práticas devem ser abolidos em todo mundo. Há outras formas para transição pacífica do poder que está plasmada na nossa constituição e nas leis vigente do país, não é preciso recorrer a força para tal diz.
Malam Gomes - Dirigentes associativo guineense em Portugal e um dos organizadores da mais uma manifestação.
RGB – Os nossos políticos continuaram a cometer os mesmos erros a quarente e cinco (45) anos  - Desta vez não podemos falhar, se falharmos o nosso país corre o risco de desaparecer no mapa do mundo – Há casos a mais e princípio a menos, pelos vistos já estamos a falhar outra vez, a face decisiva do ser humano é na infância, se falharmos aqui falha tudo o que é que quero dizer se falharmos nos recenseamentos, vamos falhar outra vez
Eleições marcada para 18 de novembro de 2018 é para esquecer é impossível realizar as eleições naquela data os que existem correm o risco de pisar as linhas vermelhas da constituição e das leis eleitoral guineense.
Temos que abrir bem os nossos olhos e começar pensar bem, antes de apoiar ou estar atrás do partido ou movimento político – primeiro é preciso ver e bem as pessoas que estão em frente do partido ou do movimento ou da coligação, o líder que dirige equipa ou toda EQUIPA, os que virão dirigir o país em caso da vitória. Apelo aos guineenses desta vez para dar a maioria absoluta o partido, movimento ou coligação que tem boa Equipa coesa, o líder bem preparado, com a força, capacidade de gerir o partido, equipa governativa, pôr sociedade a movimentar (Todos a Trabalhar), com seriedade, o país em ordem a comunidade internacional base da ordem das autoridades nacionais e só assim que o país pode andar para frente e dar a confiança a própria comunidade internacional e o povo.
RGB – Temos casos a mais e princípios a menos é a - Ora da verdade de usarmos todos as armas que temos, os meios ao nosso alcance e lutar antes que seja tarde – Todos Nós Guineenses quem não tem o cão caça com o gato, disse ditado popular – Todos nós temos que dar as nossas contribuições e avisar os nossos políticos que:
No mundo de hoje não é fácil – há imensas dificuldades de governar a sociedade e o país – há confrontos de ideias e pobreza é uma realidade, não são estatísticas como é que podemos resolver ou diminuir o tal flagelo é apostar na educação e formação, assim teremos mais qualidade de recursos humanos para liderar com a sociedade e cada país e o mundo, para podermos preservar a constituição, as leis, estatutos da sociedade civil, dos partidos e movimentos políticos, equipamentos, instituições públicas e privadas.
Sem essa garantia não podemos fazer nada e nem nada vai funcionar normalmente, a sociedade e o país entre em colapso total.
Manipuladores de opinião pública, corrupção, violadores da constituição, das leis, dos estatutos da sociedade civil, dos partidos e movimentos políticos estão no campo e em ação – pessoas sérios, trabalhadores honestos os responsáveis que assumam as suas responsabilidades começam a questionar e torcer os narizes, que são preocupantes para a sociedade o país e o mundo – O nosso país RGB deve abster ou não aceitar as ordens vindos de fora, calendários e estratégias seja o que for, o país tem que respeitar a sua constituição, as suas leis, os seus eleitos, aos seus responsáveis hierárquicos, os seus governantes, os seus políticos.
Principalmente os seus órgãos da soberania nacional – Presidência da República, Assembleia da República, Governo e os Tribunais.
Como é que podemos ter pessoas desses calibres e pôr tudo a funcionar?
Eles estão - dentro dos trabalhares sérios, dizem a verdade, são de confiança é só escolher e colocar as pessoas disponíveis - certas para lugares certos é ali é que está a garantia ou comando do - governo forte, oposição forte e sociedade civil bem organizadas para poder pôr as pessoas instituição públicas e privadas a movimentar, só assim é que podemos andar com os nossos pês e pensar com as nossas próprias cabeças e reduzir ordens e dependência vinda do exterior.
No nosso pais RGB - Políticos mudam ou troncam as cadeiras, representações da comunidade internacional também mas tudo continuam na mesma sofrimentos do povo e paralisação do país.
Enquanto Deus deu-nos a vida, saúde e a força – Temos que continuar a lutar, não podemos desistir, desistir é um sinal de fraqueza e Nós Guineenses, não somos fraco.
Nós Diáspora Guineenses, não somos problemas e nem fazemos parte de problemas, mas queremos fazer parte de soluções, somos contribuintes limpos (Cá For e lá Dentro), mas os nossos políticos ou melhor as nossas autoridades não nos respeitam e nem nos reconhecem. Temos que usar todos os meios ao nosso alcance, porque não fazemos parte dos confusões e nem dos sucessivos problemas, mas queremos fazer parte de soluções.
Pessoalmente, até a última gota do meu sangue, vou continuar a lutar com todos os meios ao meu alcance dou quem doer não tenho – Tako dinheiro, mas sou rico, porque tenho tudo – Tenho boa cabeça, um bom coração, saúde, trabalho na europa, tenho casa, tenho a família, tenho vontade, tenho paciência, tenho amigos e tenho aceitação na sociedade.
Pessoalmente - Sou contra de manipuladores de opinião pública, mentiras, invejas, ódios, aproveitamentos das oportunidades, deita a baixo, não dar a segunda oportunidades, não reconhecer, uso da força, nepotismo, corrupção ou sou contra todos os males que feita a sociedade e o país.
Sou a favor de legalidade, de solidariedade, e de respeito as – pessoas, constituição, das leis, dos estatutos da sociedade civil, dos partidos e movimentos políticos, instituições públicas e privadas, hierarquias, políticos sérios, governantes, órgãos da soberania nacional, em particular o Presidente da República é um alto magistrada da Nação e por inerência do cargo também é Comandante em Chefe das Forças Armadas.
CPLP, CEDEAO, UA, UE e NU – Nações Unidas Eles – Querem, apelam e exigem realização das eleições no nosso país República da Guiné – Bissau para próximo dia 18 de novembro de 2018, Eles querem as eleições nesse data e mais nada –Ténicamente, economicamente e  politicamente, Eles sabem e Nós sabemos era marcada pelo PR, mas não é possível.
Vimos o governo prolongar o recenseamento até o dia 20 de novembro, mesmo assim vão ficar muita gente fora do processo, tal como está correr o recenseamento até esse dia muita gente vão ficar fora do processo.
Esqueceram que a Guiné – Bissau, conquistou a sua independência a mais de quarente e cinco (45) anos, tem a sua constituição, as sus leis, os seus partidos e movimentos políticos, as suas instituições, os seus eleitos e nesse precisamente estão todos a funcionar com as serias dificuldades como sempre, criam os problemas e depois não conseguem resolver
O país também tem o seu – Povo, tem os seus recursos humanos, tem os seus bons ténicos, tem povo - Educada, trabalhador, solidários, acolhedor tem a sua riqueza na terra, no mar, no ar e muitos partidos e movimentos políticos mas faltam-nos bons líderes políticos.
Estão lá dentro e fora da porta bons líderes e bons ténicos – Cultos inteligentes, educados, solidários com provas dadas e com visão de médio e longo prazo, estamos a procura as alternativas credíveis, vamos encontrar nessas duas eleições - Legislativas e presidenciais não nos pressionam, não nos esforçam, deixam-nos trabalhar em paz, não queremos mais problemas.
Agradecemos as vossas ajudas, mas deixem-nos em paz, para podemos pensar com as nossas próprias cabeças e andar com os nossos pés.
É o tempo para todos Nós Guineenses tomar conta do nosso destino, dizer Basta de interferências estrangeiros com o B Grande - Chega
Ajuda sim precisamos, alias todo mundo precisa mas as - Ordens, Calendários, Ultimatos vindo de fora (estrangeiros), temos que dizer Não. Não podemos ir buscar outras coisas para substituir a nossa constituição, as nossas leis, os nossos partidos e movimentos político, os nossos líderes, o nosso povo e os nossos governantes, ou os nossos eleitos.
Chega de santagens, chega de manipulação, chega de calendários, chega de ordens vindo de fora (estrangeiros), não nos empurram com os vossos amigos de dentro do país para irmos mais para o beco sem saída,
Precisamos de Parcerias e Cooperação e renegociar todas as nossas dívidas, todos os nossos acordos, protocolos e parcerias assinadas, estão todas caducadas, temos ténicos especializadas em todas as áreas dentro e fora da porta para cabeçar as renegociações, basta acertarmos na escolha.
O LÍDER QUE CEDE AS PRESSÕES NÃO SERVE.
Líder que não é capaz de ajudar resolver os problemas da sociedade e do país, que não serve a sociedade, que não preocupa com a sociedade, que não fala e nem respeita as pessoas, que tem os seus poderes diminuído, não é ouvido e nem é respeitado por maiorias das pessoas, não disse a verdade, que é arrogante e tem atitudes ditatorial, ninguém o confia, é perigoso para a sociedade e para qualquer país - Todos os líderes que têm esses tipos de comportamentos e atitudes, não servem e não são de confiança.
O líder tem que ser uma pessoa de confiança, de verdade, trabalhador, que aceitar todos os sacrifícios necessários e não pode ter medo de palavras, não pode esconder, não pode fugir, não pode ter medo de pessoas, não pode mentir, não pode ter medo de morte, se for preciso tira do seu bolso, o líder que é líder pode sacrificar e até dar a sua própria vida para salvar o povo e o país é a sua missão ou obrigação Dele – o líder tem que trabalhar vinte quatro sobre vinte quatro (24) horas e com cabeça e o coração para a sociedade tem que dar os resultados e a garantias.
Estamos fartos de espera das promessas falsas, de propagandas baratos, dos jogos dos resultados zero (0), de mãos cheios de nada, de cedências, de abuso de poder, de manipulação de opinião pública, de corrupção etc.
RGB - O nosso Estado é muito grande e tudo o que se faz, faz-se em nome do estado Ele tem que passar ser responsabilizados por todos os seus atos, todos os crimes, todos males que acontece na sociedade e no país – caso contrário podemos vir correr o risco de perder o estado de direito e ficar com o país sem nada – Sem constituição, nem as leis que é grave.
Todos nós, temos que lutar contra os males, contra a violência. Contra crimamanilidade e contra a corrupção em todos os lugares.
SE NÃO HÁ POLÍTICOS, ENTÃO NÃO HÁ DEMOCRACIA, MAS A REALIDADE É ESTA AS VEZES A VERDADE VENCE A IDEOLOGIA.
Temos que estar atento com as manobras que estão a ser feitas, dentro e fora da porta, ninguém depois não poderá vir viajar para estrangeiros como de costumes e pedindo áxilo político e o povo a pagar as facturas, com a tese de que Ele são limpos e não estavam envolvidos.
Nós todos sabemos e vimos o quê que está a passar e as manobras que estão a ser feitas, vale pena começarmos a lutar, não desistir, porque desistir é o sinal de fraqueza e não somos fraco,
Mas será que o país está outra vez a cheirar a beira da guerra ou vai haver mais destruição, derramamento de sangue e carnificina?
NÓS - NÃO QUEREMOS MAIS E ESPEREMOS QUE NÃO ACONTEÇA
Não deveríamos dar as razões, não deveríamos culpabilizar, não deveríamos prejudicar, mas devemos sim, fazer o possível para que a melhor fosse feita e os melhores ganhem as eleições para bem de todos nós.
Temos que defender soluções pacíficas para qualquer que seja diferendo, seja em que circunstâncias forem não podemos rejeitar qualquer que seja o ser humano, nós todos temos a direitos e deveres de vivermos a vida.
Vocês sabem, nós todos sabemos, vocês conhecem e nós todos conhecemos Eles estão todos identificados pessoas – Singulares, colectivas a responsabilizar desta vez se vier acontecer qualquer coisa a CEDEAO será incluindo, se insistirem os que violam a nossa constituição as nossas leis vigentes do país, estatutos dos partidos e movimentos políticos e não respeitarem as regras democráticas - Todos nós vimos ou estamos a ver que os níveis da desconfiança está a aumentar cada dia que se passa, aí vem mais as duas eleições outra vez não vão valer nada, não vão resolver os nossos problemas se não criarmos o nível da confiança entre nós guineense que está muito baixa - Devemos estar todos disponíveis para ajudar e aproximar as partes para ultrapassarem as divergências, que está muito alta, que não é bom para a democracia, na democracia, não há inimigo, há sim adversários políticos.
As regras democráticas exigem as eleições limpas e ditam quem ganha as eleições governa e os que perderem fiscalizam ação do governo, desta vez acordos cavaleiros e da ocasião não desejamos ou não queremos ver mais, porque esses nunca dão certos ou nunca duram.
Mas como é que podemos lutar para acabar ou reduzir chaga social instaladas no país? É fácil, todos juntos, nós guineenses de boa vontade, temos que lutar sem tréguas contra a - Abusos de poder, uso da força, corrupção, violação de direitos humano, criminalidade, violação das leis, da constituição, dos estatutos da sociedade civil, dos partidos e movimentos políticos – Esses últimos quem o violar, mais tarde ou mais cedo, vai violar as pessoas que significa vai violar os direitos humanos.
A onde é que vamos começar essa luta difícil? Boa pergunta, em todos os sectores e em todos os lugares no mundo respostas em - Nós mesmo, nas nossas casas, em local de trabalho, em todas as empresas, nas instituições públicas e privadas e em todos os aparelhos do estado.
Temos que evitar os trabalhos de jogos, competições e as eleições dos resultados zero (0) ou sujos sem resultados palpáveis.
Quando participarmos nas competições, nos jogos limpos numa luta, temos que cumprir as regras fazer esforços para ganhar e se ficamos no primeiro lugar melhor ainda - Pessoas sérios que levantam de manhã, vão trabalham e voltam a casa só a noite – Trabalham sempre oito (8) horas por dia ou mais ou todas as horas necessários nas suas empresas, no serviço do estado, particular ou nas Instituições públicas e privadas - Atenção as pessoas que não estão preparados para perder e assumir as derrotas, não estão preparados para estarem em frente da sociedade e nem em frente do país - Pessoas sérios que trabalham com dedicação, com amor, com seriedade, usam e aplicam toda a sua energia, a sua força, a sua vontade, dizem a verdade e são solidários com provas dadas as vezes não são compreendidas pela sociedade, mas são sempre bem cotadas reconhecidas na sociedade e nos locais de trabalho - Eles fazem sempre os possíveis para que os melhores fossem feitos para bem da toda humanidade. 
Os vigaristas ou malandros, nunca ganham dinheiro e nem ocupam lugar de destaque na sociedade, pelas suas vigaris ou maladris ganham sempre, através dos trabalhadores sério dos homens e mulheres honestos, sérios, de boa vontade, que trabalham com amor, dedicação e seriedade.  
MALAM GOMES – PRESIDENTE E UM DOS CONSELHEIRO DA COMUNIDADE GUINEENSE EM JUNTO ACM EM PORTUGAL





Sem comentários:

Enviar um comentário