terça-feira, 23 de outubro de 2018

MINISTRA DAS PESCAS DENUNCIA ANOMALIAS NA EMISSÃO DE CERTIFICADOS

A Ministra das Pesca, Maria Adiato Nandigna, alertou, esta terça-feira (23), os riscos de existir duas instituições guineenses com competência de emitir certificados de pescas

A titular pela pasta das pescas falava na abertura do seminário de sensibilização e divulgação sobre a importância de inspecção e do controlo de qualidade do pescado na Guiné-Bissau.

De acordo com Adiato Djalo Nandigna, a existência de duas entidades a emitir diferentes certificados sanitários para exportação dos produtos de pesca para sub-região poderá caracter, no futuro, prolemas graves. Por isso advertiu que é “urgente” colmatar as falhas.

“Existência neste momento de duas entidades guineense a emitir diferentes certificados sanitários para exportação dos produtos de pesca para sub-região poderá a caracter no futuro prolemas graves sobre controlo de qualidade dos produtos da pesca provenientes da Guiné-Bissau”, alertou.

Adiato Nandigna prometeu ainda inovação no sector da pesca com o lançamento “em breve” da pedra para a construção da pesca como também das infra-estruturas de conservação da pesca e das leis.

Entretanto, o director-geral do Centro de Investigação Pesqueira Aplicada, Iça Barri, chamou atenção de todas as entidades a fim de trabalharem para dignificar o Estado guineense.

“Cada um deve trabalhar para o sector das pescas para não usurpar o poder de outro, uma vez que a única a entidade que tem a competência de emitir o tal certificado dos produtos da pesca é o ministério da pesca”, atirou Iça Barri.

O acto enquadra-se na divulgação e sensibilização da nova legislação guineense “regulamento de inspecção de pescado” a todos os parceiros e interessados nacionais e internacionais em toda a cadeia do pescado, desde a produção, manuseamento, processamento, e comercialização dos produtos da pesca para consumo interno e para a exportação.


Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário