segunda-feira, 22 de outubro de 2018

ENTIDADES APOIAM REALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES

A União Europeia e o Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento disponibilizaram, esta sexta-feira (19), em Bissau, dois milhões e meio de euros do fundo comum para apoiar o ciclo eleitoral 2018 - 2019 na Guiné-Bissau

No ato, o primeiro-ministro, Aristides Gomes, disse que a melhor forma de agradecer o gesto das duas organizações é o país começar a realizar as eleições de uma forma transparente.

Quanto a transparência na realização do processo eleitoral, o primeiro-ministro disse que apesar de “muitas queixas” mas até agora “ninguém apresentou-se devidamente” junto a CNE e ao tribunal e por isso “o recenseamento está a correr bem apesar das dificuldades técnicas”.

Para o representante das Nações Unida no país, Jorge Viegas filho, é de suma importância que todo o processa eleitoral seja credível aos olhos do povo “porque as eleições são os olhos da democracia”.

As eleições anteriormente marcadas para 18 de Novembro mas o recenseamento eleitoral foi prolongado devendo terminar a 20 de Novembro corrente.

Agora, espera-se ao pronunciamento das autoridades competentes do país sobre a próxima data das legislativas.

Entretanto, os partidos políticos continuam divergentes em relação ao adiamento da data mar cada pelo presidente da república.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário