quarta-feira, 31 de outubro de 2018

DADOS DA FEC E GOVERNO MOSTRAM FRACA PARTICIPAÇÃO FEMININA NAS ESCOLAS


O Governo Regional de Gabú e a Fundação Fé e Cooperação (FEC) apresentam, esta terça-feira, em Bissau, os resultados e as experiências do projecto “Firkidja di Escola” que deverá ser alargado para as outras regiões

O projecto foi desenvolvido e implementado na região de Gabú, o Sistema de Informação e Gestão da Educação (SIGE) para a recolha de dados de educação, que permitiu determinar a localização das escolas e também recolha e análise de dados relativos às estruturas escolares, à sua gestão, aos alunos e aos funcionários - docentes e não docentes.

A Representante da FEC na Guiné-Bissau, Carla Pinto, disse que as diferentes fases do projecto que vai possibilitar e trazer dados estatísticos fiáveis.

“Diferente fase do projecto SIGE (Sistema de Informação e Gestão de Educação) que vai possibilitar dados estatísticos fiáveis a três níveis; ao nível de escola, da Direcção Regional de Educação e a nível de Ministério da Educação, e que vai acabar com a fase piloto. A fase piloto que é a fase de construção e de teste e finalizou este mês de Outubro e perspectivaram qual vai ser o interesse do Ministério da Educação e dos financiadores e a desimanação para as outras regiões”, explica. 

Para o Governador da Região de Gabú, Abdu Sambu, é um projecto que deu muitas oportunidades a região.

“É um projecto que trouxe oportunidades de poder capacitar e formar jovens em termos informáticos e estatísticos e também é um projecto que formou mais de 200 directores e Subdirectores de Escolas”, enaltece.

O Projecto abrange 216 escolas de Gabú, Pitche, Pirada, Sonaco e Boé e dados estatísticos apresentados mostram fraca participação das meninas nas escolas.

Por: Elisangila Raisa silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário