terça-feira, 23 de junho de 2026

Negociações técnicas concluídas; Ormuz nunca será o mesmo


O Irão fez saber que as negociações realizadas na Suíça entre delegações do Irão e dos Estados Unidos foram concluídas com a criação de quatro grupos de trabalho.

Nessa mesma senda, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, declarou que "em consonância com as discussões produtivas que ocorrem na Suíça, o Irão comprometeu-se a garantir o trânsito livre e aberto pelo estreito de Ormuz e a permitir a entrada de inspetores da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) no seu território."

Apesar disso, Teerão afirma que "a administração do estreito de Ormuz nunca mais voltará a ser como era antes da guerra".

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano afirmou hoje que as negociações realizadas na Suíça entre delegações do Irão e dos Estados Unidos foram concluídas com a criação de quatro grupos de trabalho.

"Com base nos acordos alcançados, as futuras negociações serão conduzidas sob a supervisão de um comité de alto nível, com a participação do presidente da Assembleia Consultiva Islâmica e ministro dos Negócios Estrangeiros do nosso país, do primeiro vice-presidente dos Estados Unidos e dos primeiros-ministros do Qatar e do Paquistão", declarou Kazem Gharibabadi, citado pela agência de notícias estatal iraniana IRNA.

noticiasaominuto

Sem comentários:

Enviar um comentário