sábado, 27 de junho de 2026

MISSÃO DA CEDEAO CONSIDERA ENCORAJADORES PROGRESSOS NA TRANSIÇÃO GUINEENSE

Uma nova delegação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), liderada pelo Presidente da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da organização, encontra-se na Guiné-Bissau para acompanhar o processo de transição e reafirmar o apoio da organização ao regresso do país à governação democrática.
Durante a visita, a missão reuniu-se com o Presidente da Transição, o Primeiro-Ministro e a Ministra dos Negócios Estrangeiros. No centro dos encontros esteve a evolução do processo político e o cumprimento do calendário eleitoral, que prevê a realização das eleições no dia 6 de dezembro.
À saída da audiência com o Presidente da Transição, Timothy Musa Kabba, chefe da missão, Presidente do Conselho de Ministros da CEDEAO e Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Serra Leoa, afirmou que a delegação foi informada de que os preparativos para as eleições estão em curso, assim como os trabalhos de revisão constitucional.
"A delegação foi igualmente informada de que o Governo procedeu à revisão da Constituição, que será submetida a referendo popular, permitindo que o povo da Guiné-Bissau decida sobre o novo texto constitucional. Além disso, a lei eleitoral do país também foi revista", disse.
Segundo o responsável, estes desenvolvimentos são encorajadores por representarem passos concretos rumo a uma transição ordenada da governação militar para um regime democrático.
Por sua vez, a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Fatumata Jau, afirmou que a reunião permitiu demonstrar os esforços das autoridades para garantir a realização das eleições na data prevista. Acrescentou ainda que o Governo reiterou o seu compromisso com as responsabilidades nacionais e regionais no cumprimento do processo de transição.
Esta é a segunda missão da CEDEAO ao país em pouco mais de uma semana. A anterior foi composta pelos chefes militares da organização. A delegação que se encontra atualmente na Guiné-Bissau é liderada pelo Presidente do Conselho de Ministros da CEDEAO e Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Serra Leoa, integrando ainda os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros do Senegal, bem como o Presidente da Comissão da CEDEAO.

RSM: 26 06 2026

Sem comentários:

Enviar um comentário