quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Realizou-se no dia 2 de fevereiro a sessão de abertura da 12.ª edição da Quinzena dos Direitos Humanos, que decorre de 2 a 14 de fevereiro, este ano sob o lema “Proteger os Direitos Humanos e a Democracia. Promover a Cidadania.” A iniciativa, promovida pela Casa dos Direitos, reafirma o compromisso com a defesa dos direitos fundamentais, o fortalecimento da democracia e a valorização da participação cívica na Guiné-Bissau.

 

Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau

A sessão de abertura contou com intervenções do Embaixador de Portugal em Bissau, do Embaixador da União Europeia na Guiné-Bissau, da Presidente da Associação para a Cooperação entre os Povos (ACEP) e do Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH). Nos seus discursos, todos sublinharam a importância do respeito pelos direitos humanos, do reforço do Estado de Direito e do papel central da sociedade civil.

Desde a sua criação, a Casa dos Direitos conta com o apoio de Portugal, nomeadamente através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., refletindo um compromisso contínuo com a promoção dos direitos humanos e dos valores democráticos na Guiné-Bissau.

Após a sessão de abertura, teve lugar a inauguração da Feira do Livro, momento simbólico que destacou a relevância da cultura, do acesso ao conhecimento e da educação como pilares fundamentais de uma cidadania ativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário