terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Ministro dos Negócios Estrangeiros João Bernardo Vieira em conferência de imprensa

 



GOVERNO DE TRANSIÇÃO GARANTE CUMPRIMENTO DAS RECOMENDAÇÕES DA CEDEAO

O Governo de Transição assegurou, esta terça-feira, que o Alto Comando Militar, que assumiu o poder após o golpe de 26 de novembro último, está a cumprir sem ambiguidades as recomendações exigidas pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

A garantia foi dada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Bernardo Vieira, durante uma conferência de imprensa realizada no ministério, no âmbito do balanço dos primeiros 75 dias de governação do atual executivo de transição. Na ocasião, o chefe da diplomacia guineense destacou o papel da mediação do bloco regional e afirmou que todas as pessoas detidas na sequência do golpe já foram libertadas.

Segundo João Bernardo Vieira, o Governo de Transição mantém igualmente abertura para a integração de outras individualidades no executivo, conforme previsto nas recomendações da CEDEAO, como forma de promover um ambiente político mais inclusivo e estável.

O ministro garantiu ainda que o executivo de transição continuará a respeitar os compromissos internacionais assumidos pela Guiné-Bissau. Nesse sentido, realçou os avanços registados no relacionamento com a CEDEAO, contrastando com a posição da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) face à crise político-militar no país.

Durante a conferência de imprensa, João Bernardo Vieira aproveitou para apelar à intervenção da CPLP na situação política de São Tomé e Príncipe, à semelhança do que fez na Guiné-Bissau. O governante referia-se à decisão de um grupo de 29 deputados que, sob proteção policial, destituiu a presidente do parlamento e exonerou cinco juízes do Tribunal Constitucional, através de uma resolução aprovada por unanimidade.

No plano bilateral, o chefe da diplomacia guineense garantiu que os acordos existentes continuam em vigor, destacando o projeto de construção de raiz do Hospital Três de Agosto. Quanto às relações com a União Europeia, afirmou que se mantêm estáveis e que estão a ser analisadas as possibilidades de avançar com a implementação dos projetos já em curso.

RSM: 03-02-2026

Sem comentários:

Enviar um comentário