Jornalista escapa a tentativa de assassínio em Moçambique. Imagem de Ilustração. © REUTERS/Joe Penney
O jornalista da televisão privada STV, Carlitos Cadangue, escapa a tentativa de assassínio na cidade de Chimoio, na província de Manica, no centro de Moçambique.
O caso, que está a ser alvo de repúdio e condenação, deu-se na última noite a escassos metros da sua residência, na cidade de Chimoio.
É o relato de quem viu, na última noite, na companhia do filho, a vida estar por um fio mesmo à porta de casa.
O jornalista, Carlitos Cadangue, descreve momentos de terror protagonizados por homens armados e a bordo de uma viatura que de seguida puseram-se em fuga.
“Ouvi rajadas de tiros, foram vários tiros, um dos tiros, o meu filho estava na minha boleia, ele mesmo quase seria atingido. Pelo que eu consegui ver eram homens que estavam fardados com pingo de chuva, traziam gorros, mas com furos nos olhos”, frisou o jornalista moçambicano.
Carlitos Cadangue ficou com a viatura com vários furos e não tem dúvidas das motivações do atentado à sua vida.
“Nos últimos dias eu vim reportando vários assuntos ligados à mineração. Inclusive mencionei nomes de pessoas que estão metidas na mineração e em algum momento essas pessoas sentiram-se incomodadas. Por onde eu passava já recebia alertas que estavam à minha procura”, explicou Carlitos Cadangue.
O Instituto de comunicação social da África Austral Misa - Moçambique e o Sindicato Nacional de Jornalistas - SNJ - exigem das autoridades governamentais o esclarecimento de mais este caso.
Por: Orfeu Lisboa
Por: RFI

Sem comentários:
Enviar um comentário