domingo, 5 de novembro de 2023

Federação de futebol: CAÍTO TEIXEIRA ANUNCIA SUA RECANDIDATURA


O presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, anunciou hoje, em Bissau, a recandidatura à liderança do organismo, que tutela desde 2020.

Entrando no último ano do seu primeiro mandato como presidente do órgão que dirige o futebol nacional, Mendes Teixeira é o primeira dirigente de futebol anunciar a sua pretensão ao cargo para os próximos 4 anos.

O líder da instituição federativa nacional falava no encerramento da Reunião do Congresso Extraordinária da FFGB, num dos hotéis da capital Bissau, onde foram aprovados vários pontos que estavam em agenda.

“Quero transmitir-vos que vou concorrer para um novo mandato no processo eleitoral marcado para 2024 e peço aos meus associados, associações desportivas e clubes para abraçarem este projeto de resgatar o futebol da Guiné-Bissau. Não só o futebol da Guiné-Bissau, mas para trazer a igualdade, reconhecimento, inclusão e sobretudo a credibilidade”, disse.

“Quando estamos a dirigir qualquer instituição devemos ser nós próprios credíveis, porque a credibilidade do homem é marcada pela suas ações, competências e tudo aquilo que nortea a sua pessoa, explicou salientando que enquanto filho da Guiné-Bissau e homem de futebol, soube esperar o seu momento, concorrendo a vários pleitos eleitorais, onde quase sempre saiu derrotado, mas felicitando sempre o vencedor e até dia que chegou a minha vez.”

Mendes Teixeira, que foi presidente da Estrela Negra de Bissau “FARP”, realçou a relação de respeito entre a atual direção do órgão com os clubes. Neste sentido, Teixeira pediu novamente aos associados a apostarem no seu projeto para mais quatro anos.

“Entendemos que devemos pedir novamente aos associados a segunda oportunidade, porque não podemos mudar o que não foi mudado em quarenta, trinta ou quatro anos. Sei que existiram erros que foram cometidos, que vou assumir na pele do presidente do organismo, no mandato que terminou que foi de uma grande aprendizagem, por isso, quero anunciar-vos que serei um dos candidatos”, acrescentou.

Refira-se que Caíto Teixeira foi eleito em setembro de 2020 como presidente da FFGB, sucedendo no cargo, Manuel de Nascimento Lopes “Manelinho”, que esteve 8 anos à frente daquele órgão.

Na altura, Teixeira obteve 36 votos, num universo de 48 associados do organismo presentes no ato, correspondentes a 76% dos votos, contra 12 do empresário, Fernando Tavares, a 24% votos.

Segundo apurou a secção desportiva do Jornal O Democrata, durante a Reunião do Congresso Extraordinário do órgão, os associados aprovaram vários pontos que estavam em agenda, com destaque para o presidente da Comissão Eleitoral do próximo congresso eletivo da FFGB.

A comissão eleitoral será liderado por Alcides Martins, jurista formado pela Faculdade Direito de Bissau. O atual estatuto da FFGB aprovado em 2022 pelos associados em Bubaque recomenda que o presidente da Comissão Eleitoral seja liderado por um jurista.

Em curta declaração a O Democrata, o presidente da Comissão Eleitoral, Alcides Martins, realçou a confiança dos associados que lhe permitiram assumir o cargo e prometeu realizar o congresso com total transparência no próximo ano.

Acompanham Alcides Martins mais 4 dirigentes desportivos, nomeadamente Lino Lopes, vice-presidente, Rui da Silva, secretário, Mamadi Djassi e Maimuna Cassama, ambos vogais da Comissão Eleitoral.

A eleição para eleger o novo presidente da FFGB será no dia 0u 07 de Setembro de 2024.

Os associados aprovaram ainda os critérios e procedimentos de subvenção dos clubes e associados da FFGB. Ainda aprovaram o orçamento para época desportiva 2023/2024 na ordem dos 2.590.247.557 FCFA.

Por: Alison Cabral
Foto: AC
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário