sexta-feira, 2 de junho de 2023

Fim da campanha eleitoral: PRINCIPAIS PARTIDOS PREPARAM “ASSALTO FINAL” EM BISSAU E APU-PDGB ESCOLHE BIOMBO

Os principais partidos que disputam “ferrenhamente” os 102 assentos na Assembleia Nacional Popular nas eleições legislativas de domingo, 04 de junho, escolheram a capital Bissau para fechar a campanha eleitoral e tentar, desta forma, convencer os 243 576 (duzentos e quarenta e três mil e quinhentos setenta seis) eleitores que vão eleger um total de 20 deputados, sendo o maior círculo eleitoral da Guiné-Bissau.

Os principais partidos que disputam as legislativas e que escolheram o Setor Autónomo de Bissau para fechar a campanha eleitoral são: o Movimento para Alternância Democrática (Madem-G15), a coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI) – Terra Ranka (PAIGC, UM, PSD, MDG e PCD), o Partido de Renovação Social (PRS), o Partido dos Trabalhadores Guineenses e a Coligação “Guiné Nobu”, que engloba (PDD e MP).

A Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) escolheu a região de Biombo, concretamente no setor de Quinhamel, na povoação de Ondame, círculo eleitoral 9.

A maior parte das formações políticas continua a caça aos votos no interior do país, através de uma interação direta com os eleitores. Nestas eleições legislativas, estão recenseados 857.802 eleitores em todo o território nacional, enquanto a diáspora no foram recenseadas 35.816 eleitores, totalizando assim 893.618 eleitores que vão escolher, no domingo, os 102 deputados para a décima primeira legislatura.

MAIS DE DUZENTOS OBSERVADORES INTERNACIONAIS MONITORAM AS ELEIÇÕES DO DOMINGO

As legislativas de domingo, consideradas pelos observadores políticos guineenses como as mais complexas na história da democracia do país, contam com um 230 observadores internacionais, tendo a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) enviado 114, dos quais 13 de longa duração e 101 de curta duração.

A União Africana tem a segunda maior representação com 41, seguida da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que tem 27 pessoas e depois. “G7+” conta com 7 observadores e a ROSAI com 6.

A Rússia enviou 3 observadores, a Venezuela 2, os Estados Unidos de América indicaram uma pessoa da sua representação para acompanhar o processo eleitoral e a União Europeia indigitou 2 peritos para apoiar a Comissão Nacional de Eleições.

Para as eleições de domingo, concorrem vinte partidos e duas coligações, nomeadamente: O MADEM-G 15, a Coligação Plataforma Aliança Inclusiva – Terra Ranca, o PRS, a APU-PDGB, o PTG, a Coligação GUINÉ NOBU, o PAPES, a RGB, o COLIDE – GB, o PRID, o PUSD, a FREPASNA, APR, MSD, PUN, PALDG, PND, CNA, PNP, PMP, PL-GB e CD.

Refira-se que o PAIGC ganhou as legislativas de 2019, com 47 deputados. Seguido do Madem-G15 com 27 assentos, do PRS 21 deputados e na quarta posição ficou a APU-PDGB com cinco deputados. Enquanto o Partido da Nova Democracia (PND) e a UM obtêm um deputado cada.

Por: Assana Sambú
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário