O contestatário militante do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) aponta que a saída para a atual impasse na realização do Xº Congresso dos libertadores, é a realização das conferências de base.
“Volto a afirmar aqui, a saída é a realização da conferência de base, é a única saída não há outra, nem se fosse hoje que o estatuto do partido foi respeitado com a realização das conferências de basse, não teria problema de ir ao tribunal suspender o problema. O que eu disse e reafirmo de novo, não há saída sem a conferência de base”, disse em entrevista, esta segunda-feira (14/11), à Rádio Sol Mansi, dias após o Comité Central ter remarcado o congresso para os dias 18 a 20 do mês corrente com o argumento de um despacho que deu razão ao partido.
Bolom Conté afirma que “o impasse só pode ser resolvido por via política, o conselho nacional de jurisdição do partido recebeu a minha carta desde o dia 13 de Janeiro, não dignaram de mim contactar até a data presente, porque me menosprezam, é vergonhoso o que está a acontecer no PAIGC, se há uma comissão criada para negociações estou desposto para tal”.
Em relação ao despacho da juíza sobre o processo qur deu razão aos libertadores, Bolom Conté afirma que desconhece tal despacho, porque o processo continua ainda em andamento.
“Desconheço deste despacho o que eu sei é que o processo contínua em andamento e acredito na nossa justiça, por isso, estou tranquilo”, diz.
O congresso dos libertadores já foi adiado várias vezes, devido as decisões judiciais. Neste sábado o Comité Central aprovou a data de realização da reunião magno do partido para os próximos dias 18,19 e 20, do mês corrente.
Durante a reunião, o Comité Central aprovou também uma decisão para viabilizar a participação dos delegados no congresso via “'online” e uma outra para permitir o exercício de votos de delegados que se encontram no exterior do país em tratamento médico, acrescenta a nota divulgada à imprensa pelo gabinete de comunicação do partido.
Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Copnosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário