sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

MISSÃO DE CEDEAO EMITE UM COMUNICADO COM 14 PONTOS E DETERMINA ATÉ 7 DE FEVEREIRO COMO FIM DE TODOS 'MENHER MENHERÉS'



CEDEAO emite comunicado e determina  até 7 de Fevereiro como prazo para que a CNE cumpra a ordem de proceder o apuramento nacional dos resultados eleitorais. 



CEDEAO PEDE À CNE NOVO APURAMENTO ELEITORAL
Uma delegação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) visitou a Guiné-Bissau esta quinta-feira, 30 de janeiro de 2020, e pediu à Comissão Nacional de Eleições (CNE) que volte a fazer o apuramento nacional dos resultados da segunda volta das presidenciais, a 29 de dezembro.

Em comunicado, a CEDEAO recomendou à CNE que proceda à “verificação do apuramento nacional dos dados emitidos pelas comissões regionais”. O processo seria feito “sob a égide da CEDEAO, na presença dos representantes dos dois candidatos, o mais tardar até 7 de fevereiro de 2020”.

Para o analista político Rui Jorge Semedo, a visita da delegação ministerial da CEDEAO é a “correção” de um “erro diplomático que cometeu quando, antes da clarificação da situação, já reconhecia a vitória de Úmaro Sissoco Embaló, sem ser reconhecido pelos outros órgãos competentes do país”.

A CNE divulgou os resultados provisórios da segunda volta das eleições presidenciais há quase um mês. E, de acordo com o órgão, o candidato Úmaro Sissoco Embaló foi o grande vencedor. Mas, através de um recurso interposto no Supremo Tribunal de Justiça pelo candidato dado como derrotado, Domingos Simões Pereira, a instância máxima entende que a CNE não cumpriu com a lei eleitoral antes de divulgar os resultados. O braço de ferro entre as duas instituições arrasta-se há semanas.

In DW

Sem comentários:

Enviar um comentário