quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

CARTA ABERTA AOS PRESIDENTES DA CEDEAO, UA E NU

Caros senhores que dirigem essas instituições de que hoje , qualquer guineense de bem se arrepende de ver o seu país nelas inseridas através de Tratados e acordos e delas se envergonhe.

Caros senhores, já é por demais evidente que têm uma agenda própria para a Guiné-Bissau, que não passa pelo desenvolvimento através do mérito dos seus melhores filhos. Os objetivos da vossa agenda, só vocês e o vosso escolhido saberão do que se trata, mas não tentem intrujar o meu bom povo, com organização de eleições e manipulação da opinião pública para a aceitação de um embuste por vós fabricado, como sendo o melhor filho da Guiné-Bissau.

Dizem terem criado um roteiro para a estabilização do meu país, para pôr fim à uma falsa crise criada pelo vosso protegido, com a organização de eleições legislativas e presidenciais, sendo que estas últimas fechariam o ciclo da instabilidade, com o empossamento do novo Presidente da República!

Impediram a queda de um vergonhoso governo, envolvido em escândalos de passaportes diplomáticos atribuídos à pessoas de idoneidade muito duvidosa, que não paga salários nem faz qualquer reforma que se veja para a estabilização do país. Um governo responsável pelo assassinato público de um manifestante pacífico, mas que não pode ser destituído, com o único argumento de ser o governo responsável pela organização das eleições presidenciais, que viria concluir o roteiro da estabilização do país!

O que não constava do vosso roteiro e da vossa agenda, é uma derrota do vosso protegido, nas eleições presidenciais!

Aparentemente o vosso roteiro preocupava-se mais em afastar Jomav, que foi um osso duro de roer por vós, do que defender-se do Umaro Sissoco Embaló, que julgavam um adversário fácil de derrotar na segunda volta. O tiro saiu-vos pela culatra!

Por causa dessa surpresa para o vosso roteiro, a Guiné-Bissau e o seu sofrido povo, vêm as suas vidas estagnadas, apenas e só, porque existe um indivíduo comprometido com agendas que não dos guineenses, disposto até a desencadear uma guerra civil no país, se for necessário, para que este venha a tornar-se num protetorado da ONU e continuar a ser ele o escolhido para o dirigir!

A intenção desta carta aberta, é pedir para que os Srs tenham vergonha na cara e assumam que falharam com o vosso roteiro, porque o povo da Guiné-Bissau apercebeu-se atempadamente e rejeitou nas urnas essa solução, não tendo dado sequer hipóteses para que os resultados sejam forjados ao favor do vosso candidato.

Ainda não se aperceberam que a nova consciência guineense mobilizou-se em peso contra o vosso escolhido nestas eleições presidenciais?!

O povo já se apercebeu do vosso conluio, através das últimas sanções dadas à cidadãos guineenses, com critérios que demonstrem claramente a vossa imparcialidade, isso para não falar do facto inédito e vergonhoso, do Presidente da CEDEAO ter sugerido o nome de um Primeiro-Ministro a propor ao Presidente de uma república soberana!

Conforme dizia antes, o objetivo é pedir para que tenham vergonha na cara e tenham a hombridade e a imparcialidade de agir com o mesmo ímpeto e envolvimento com que reagiram com o derrube deste vergonhoso governo, pelo Presidente da República, com o objetivo de completar aquele roteiro tão importante para ultrapassar a crise e estabilizar o país, de que hoje não vos ouço mais a falar!

Se não estão comprometidos com a estabilização e o desenvolvimento da Guiné-Bissau, mas sim com determinados interesses que passa pelo controlo do Estado pelo vosso escolhido, assumam-no! Mas, por favor, não gozem com o povo guineense! Pode custar-vos muito caro a brincadeira!

Emitir um comunicado a felicitar o presidente eleito não é suficiente, pela tamanha barbaridade que o trio da vida eirada ( o candidato derrotado, o Supremo Tribunal da Justiça e o presidente da ANP) criaram artificialmente, para ver se conseguem manter-se no poder e de preferência juntinhos do erário público...

Tenham a decência, a hombridade e, acima de tudo, o respeito por esse martirizado mas nobre povo! Tentem conhecer a história de resistência dos guineenses às várias tentativas de domínio externo, antes de andarem a querer brincar com o mesmo povo, forçando-lhe um líder por vós forjado...


Como guineense, só espero ver a mesma atitude e o mesmo envolvimento que vi a serem empregues pela CEDEAO, aquando do derrube do atual governo pelo Presidente da República! Se isso não acontecer, é apenas mais uma revelação da imparcialidade e cumplicidade dessas instituições com um dos candidatos presidencial e o povo tem de estar atento para resgatarmos a nossa pátria, de agendas que não passam pelo nosso desenvolvimento harmonioso como um povo livre e independente. Uma independência que custou a vida à muitos patriotas!
Jorge Herbert

Sem comentários:

Enviar um comentário