sábado, 18 de janeiro de 2020

INSPECÇÃO-GERAL PROCEDE APREENSÃO DOS MEDICAMENTOS VENDIDOS NAS RUAS


Inspecção-geral de Saúde, no seu plano de actividade para este ano 2020 promete fiscalizar mercados sobre venda ilegal dos medicamentos, visitar Hospitais Públicos e Privados, clinicas e farmácias

A ideia foi divulgada apesar de não serem aprovados ainda os planos das actividades. A Inspectora-geral, que falava só à Rádio Sol Mansi (RSM), afirma que já iniciou a apreensão dos medicamentos no país, onde é apontada a falta de conservação. A mesma operação, segundo a inspectora, deve ter lugar nas regiões.

A Inspectora-geral, Salimatu Sanha, pede a população para comprarem os medicamentos só nas farmácias mediante uma receita médica.

“Temos a espectativa de que vamos realizar alguns trabalhos como ao nível de Hospital público, como ao nível de sector privado, farmácias privadas, clínicas privadas e também algumas fiscalização no mercado ao nível nacional e na Bissau principalmente no mercado de Bandim, Antula, bairro militar que estão a constatar grande venda de medicamentos sem autorização e também ao nível da região temos também o mesmo plano de actuação naquela zona sobre medicamentos e farmácias que existe naquela zona para melhorar as condições das farmácias em termos de importância, em termos físicos e averiguação de medicamentos existentes nestas farmácias e penso que neste momento temos algumas dificuldades em termo de implementação de actividades no terreno ao nível da região devido aos transportes e devido a própria situação geográfica de algumas zonas”, explica.

Sobre curandeiros tradicionais que operam em todo o país e principalmente no interior do país, a Inspectora-geral afirma que todas as publicidades nas ruas foram suspensas.

“No mês de Outubro passado houve apreensão de algumas pessoas com altifalantes. Estamos a espera de quem vai fazer denúncia e se escutamos nas Rádios vamos trabalhar para que sejam punidos conforme a lei e a rádio será considera de cúmplice”, sustenta.

A Inspecção-geral da Saúde disse que aguarda as denúncias dos cidadãos sobre as clínicas clandestinas, vendas de medicamentos nos mercados e nas ruas, e ainda as publicidades dos curandeiros tradicionais com altifalantes. As denúncias podem ser feitas na inspecção da saúde, sita no antigo estabelecimento do 3 de Agosto.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário